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dc.contributor.advisor1Moraes, Íbis Ariana Peña de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9261980445261148pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Laura Bianca Dorásio da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7058799540268136pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Mariana Cristina Palermo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6324034035320436pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Cinthia Mucci-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7170920011891398pt_BR
dc.creatorAlves, Gabriella Blanc de Freitas-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-02T15:49:47Z-
dc.date.available2025-09-02-
dc.date.available2025-09-02T15:49:47Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19357-
dc.description.abstractIntroduction: In 2020, there was a rapid spread of the Covid-19 pandemic, leading many people to be hospitalized in intensive care units (Wang et al., 2020). This triggered various changes across multiple body systems, creating the need to include post-hospitalized patients in home rehabilitation programs (Cuesta-Gómez et al., 2020). Virtual reality is an innovative and effective tool to minimize deficits and has been rapidly gaining popularity; it can be used in physical rehabilitation after hospital admission and after COVID-19 (Cuesta-Gómez et al., 2020; Marzaleh et al., 2022; Dimbwadyo-Terrer et al., 2016). The central role in adherence and success of rehabilitation programs is motivation, which improves physical and psychological parameters and significantly increases patient engagement during treatment (Zhang et al., 2024). Objectives: This study aimed to evaluate engagement, satisfaction, and the degree of recommendation of individuals post-hospitalization for COVID-19 during a non-immersive VR task, considering different age groups compared to healthy controls matched by sex and age in relation to the post-COVID-19 group. Methods: This is a cross-sectional study with 94 participants, divided into a post-COVID-19 group and a healthy control group, matched by age and sex. Participants completed a session with the MoveHero game, with physiological variables (heart rate, HRV, oxygen saturation, blood pressure), emotional states (BRUMS scale), and satisfaction perception assessed. Results: Young adults post-COVID reported higher levels of depression, while middle-aged participants showed greater fatigue. The younger control group reported greater satisfaction and willingness to recommend the activity. Conclusion: Non-immersive VR demonstrated to be a safe and motivating strategy for physical rehabilitation, promoting engagement and satisfaction, especially in younger individuals. Age and COVID-19 history influenced physiological and emotional responses, highlighting the importance of individualized adaptations in rehabilitation protocols.pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Em 2020, houve uma rápida disseminação da pandemia de Covid- 19 levando muitas pessoas à internação na unidade de terapia intensiva (Wang et al., 2020). Desencadeando várias alterações em vários sistemas do corpo humano, houve a necessidade de inclusão dos pacientes pós-hospitalizados em programas de reabilitação residencial (Cuesta-Gómez et al., 2020). A realidade virtual é uma ferramenta inovadora e eficaz para minimizar déficits e vem crescendo rapidamente em popularidade e pode ser utilizada na reabilitação física após internação hospitalar e após a COVID-19. (Cuesta-Gómez et al., 2020; Marzaleh et al., 2022; Dimbwadyo- Terrer et al., 2016). O papel central na adesão e sucesso de programas de reabilitação é a motivação. Esta melhora parâmetros físicos e psicológicos. Esta, aumenta significativamente o engajamento dos pacientes durante o tratamento (Zhang et al., 2024). Objetivos: Este estudo teve como objetivo avaliar o engajamento, a satisfação e o grau de recomendação de indivíduos pós-hospitalização por COVID-19 durante a realização de uma tarefa de RV não imersiva, considerando diferentes faixas etárias em comparação com grupos de indivíduos saudáveis pareados por sexo e idade em realçaõ ao grupo pós Covid-19. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com 94 participantes, divididos em grupo pós-COVID-19 e grupo controle saudável, pareados por idade e sexo. Os participantes realizaram uma sessão com o jogo MoveHero, sendo avaliadas as variáveis fisiológicas (frequência cardíaca, VFC, saturação de oxigênio, pressão arterial), estados emocionais (escala BRUMS) e percepção de satisfação. Resultados: Adultos jovens pós-COVID relataram níveis mais elevados de depressão, enquanto participantes de meia-idade apresentaram maior fadiga. O grupo controle mais jovem relatou maior satisfação e recomendação da atividade. Conclusão: A RV não imersiva demonstrou ser uma estratégia segura e motivadora para a reabilitação física, promovendo engajamento e satisfação, especialmente em indivíduos mais jovens. A idade e o histórico de COVID-19 influenciaram as respostas fisiológicas e emocionais, ressaltando a importância de adaptações individualizadas nos protocolos de reabilitação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectReabilitaçãopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectSatisfação do pacientept_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.subjectRehabilitationpt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectPatient satisfactionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.titleEngajamento e satisfação em tarefa de realidade virtual não imersiva na reabilitação pós-COVID: Percepções por faixa etáriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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