Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19355
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
livialopesleal.pdfPDF/A528.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Lucas Savassi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8953838394714840pt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Ciro José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3124488985626826pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Cristiano Diniz da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0827232521004284pt_BR
dc.creatorLeal, Lívia Lopes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3753134695548731pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-02T15:47:11Z-
dc.date.available2025-09-02-
dc.date.available2025-09-02T15:47:11Z-
dc.date.issued2025-08-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19355-
dc.description.abstractPromoting a positive school environment is fundamental to students' well-being, retention, and overall development. After-school sports can play a significant role in this process. This research project aims to compare student satisfaction with school among those involved and those not involved in after-school sports activities. This is a cross-sectional, descriptive study conducted with students from the Professor Darcy Ribeiro State School, located in Governador Valadares, Minas Gerais. The sample consisted of 114 elementary and high school students, aged 12 to 18 (M = 15,54 years; SD = 2,21 years), enrolled in a state public school in Governador Valadares, Minas Gerais. Of these, 44 students regularly participated in an after-school sports project, while 70 students did not participate in the project. The results obtained using the Net Promoter Score (NPS) scale indicated greater institutional satisfaction among students participating in the sports project (NPS = 59, "very good") compared to non-participants (NPS = 35, "reasonable"). Analysis of the justifications revealed that participating students valued aspects such as teaching quality, social interaction, and faculty support. Non-participants, on the other hand, more frequently cited limitations in the physical structure, social environment, and teaching quality. These data suggest that after-school sports can strengthen ties with the school, positively influencing students' perceptions of the institutional environment.pt_BR
dc.description.resumoA promoção de um ambiente escolar positivo é fundamental para o bem-estar, a permanência e o desenvolvimento integral dos estudantes. O esporte escolar no contraturno pode desempenhar um papel relevante nesse processo. Este projeto de pesquisa tem como objetivo comparar a satisfação dos estudantes em relação à escola entre estudantes envolvidos e não envolvidos em atividades esportivas no contraturno. Trata-se de um estudo transversal, de natureza descritiva, que será realizado com estudantes da Escola Estadual Professor Darcy Ribeiro, localizada em Governador Valadares (MG). A amostra foi composta por 114 estudantes do ensino fundamental e médio, com idades entre 12 e 18 anos (M = 15,54 anos; DP = 2,21 anos), matriculados em uma escola pública estadual de Governador Valadares (MG). Desses, 44 estudantes participavam regularmente de um projeto esportivo extracurricular ofertado no contraturno, enquanto 70 estudantes não participavam do referido projeto. Os resultados obtidos por meio da Escala Net Promoter Score (NPS) indicaram maior satisfação institucional entre os estudantes participantes do projeto esportivo (NPS = 59, “muito bom”) em comparação aos não participantes (NPS = 35, “razoável”). A análise das justificativas revelou que os estudantes participantes valorizaram aspectos como qualidade do ensino, convivência social e apoio docente. Já os não participantes apontaram com maior frequência limitações na estrutura física, ambiente de convivência e qualidade do ensino. Esses dados sugerem que a prática esportiva no contraturno pode funcionar como um fator de fortalecimento do vínculo com a escola, influenciando positivamente a percepção dos estudantes sobre o ambiente institucional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEsporte escolarpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectNível de satisfaçãopt_BR
dc.subjectSchool sportspt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectLevel of satisfactionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleNível de satisfação com a escola entre participantes e não participantes de um projeto esportivo no contraturno escolar: O caso de uma escola estadual do município de Governador Valadares - MG.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Educação Física - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons