https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19355
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
livialopesleal.pdf | PDF/A | 528.09 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Nível de satisfação com a escola entre participantes e não participantes de um projeto esportivo no contraturno escolar: O caso de uma escola estadual do município de Governador Valadares - MG. |
Author: | Leal, Lívia Lopes |
First Advisor: | Figueiredo, Lucas Savassi |
Referee Member: | Brito, Ciro José |
Referee Member: | Silva, Cristiano Diniz da |
Resumo: | A promoção de um ambiente escolar positivo é fundamental para o bem-estar, a permanência e o desenvolvimento integral dos estudantes. O esporte escolar no contraturno pode desempenhar um papel relevante nesse processo. Este projeto de pesquisa tem como objetivo comparar a satisfação dos estudantes em relação à escola entre estudantes envolvidos e não envolvidos em atividades esportivas no contraturno. Trata-se de um estudo transversal, de natureza descritiva, que será realizado com estudantes da Escola Estadual Professor Darcy Ribeiro, localizada em Governador Valadares (MG). A amostra foi composta por 114 estudantes do ensino fundamental e médio, com idades entre 12 e 18 anos (M = 15,54 anos; DP = 2,21 anos), matriculados em uma escola pública estadual de Governador Valadares (MG). Desses, 44 estudantes participavam regularmente de um projeto esportivo extracurricular ofertado no contraturno, enquanto 70 estudantes não participavam do referido projeto. Os resultados obtidos por meio da Escala Net Promoter Score (NPS) indicaram maior satisfação institucional entre os estudantes participantes do projeto esportivo (NPS = 59, “muito bom”) em comparação aos não participantes (NPS = 35, “razoável”). A análise das justificativas revelou que os estudantes participantes valorizaram aspectos como qualidade do ensino, convivência social e apoio docente. Já os não participantes apontaram com maior frequência limitações na estrutura física, ambiente de convivência e qualidade do ensino. Esses dados sugerem que a prática esportiva no contraturno pode funcionar como um fator de fortalecimento do vínculo com a escola, influenciando positivamente a percepção dos estudantes sobre o ambiente institucional. |
Abstract: | Promoting a positive school environment is fundamental to students' well-being, retention, and overall development. After-school sports can play a significant role in this process. This research project aims to compare student satisfaction with school among those involved and those not involved in after-school sports activities. This is a cross-sectional, descriptive study conducted with students from the Professor Darcy Ribeiro State School, located in Governador Valadares, Minas Gerais. The sample consisted of 114 elementary and high school students, aged 12 to 18 (M = 15,54 years; SD = 2,21 years), enrolled in a state public school in Governador Valadares, Minas Gerais. Of these, 44 students regularly participated in an after-school sports project, while 70 students did not participate in the project. The results obtained using the Net Promoter Score (NPS) scale indicated greater institutional satisfaction among students participating in the sports project (NPS = 59, "very good") compared to non-participants (NPS = 35, "reasonable"). Analysis of the justifications revealed that participating students valued aspects such as teaching quality, social interaction, and faculty support. Non-participants, on the other hand, more frequently cited limitations in the physical structure, social environment, and teaching quality. These data suggest that after-school sports can strengthen ties with the school, positively influencing students' perceptions of the institutional environment. |
Keywords: | Esporte escolar Educação Física Nível de satisfação School sports Physical education Level of satisfaction |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
Institution Initials: | UFJF/GV |
Department: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19355 |
Issue Date: | 6-Aug-2025 |
Appears in Collections: | Educação Física - Campus GV |
This item is licensed under a Creative Commons License