https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19312| File | Description | Size | Format | |
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| lauannydealmeidasilva.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open  | 
| Type: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Title: | O faz de conta de crianças com transtorno do espectro autista (TEA): uma abordagem da teoria histórico-cultural | 
| Author: | Silva, Lauanny de Almeida | 
| First Advisor: | Moreira, Ana Rosa Costa Picanço | 
| Referee Member: | Monteiro, Sandrelena da Silva | 
| Resumo: | O presente trabalho aborda o papel crucial do brincar de faz de conta no desenvolvimento infantil, com atenção especial ao contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo busca compreender como o tempo, a organização do espaço, a disponibilidades de objetos e a presença de parceiros, influenciam nas formas de brincar e nas possibilidades de expressão e desenvolvimento simbólico de uma criança com TEA. Para isso, adotou-se como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural de L. S. Vigotski, a qual destaca o brincar como uma atividade essencial no processo de constituição das funções psicológicas superiores. Nessa perspectiva, utiliza-se a abordagem qualitativa de investigação no estudo de caso. Trata-se de uma pesquisa de caráter longitudinal, com duração de dois anos (2023-2024), onde foram observadas as interações de uma criança com TEA, matriculada em uma escola particular de ensino regular do município de Juiz de Fora. As observações foram realizadas entre os 6 e 8 anos de idade da criança, períodos em que ela cursava o 1º e o 2º ano do Ensino Fundamental, analisando episódios de brincadeira espontânea no ambiente escolar. As análises revelaram que a escolha dos objetos, a organização do espaço, a disponibilidade de tempo e a mediação são fatores condicionantes para a qualidade do brincar Por fim, os resultados indicaram que, apesar de as barreiras associadas ao transtorno, a criança demonstrou potencial de engajamento em brincadeiras de faz de conta e interações simbólicas, principalmente quando havia mediação e contextos favoráveis. | 
| Abstract: | - | 
| Keywords: | Brincar Desenvolvimento atípico Mediação  | 
| CNPq: | Educação | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Institution Initials: | UFJF | 
| Department: | Faculdade de Educação | 
| Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil  | 
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19312 | 
| Issue Date: | 14-Aug-2025 | 
| Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação | 
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