Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19307
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pedropaulodecastroalves.pdfPDF/A598.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Internacionalização em empresas de médio porte: um estudo de caso da Control up no setor de controle de pragas
Autor(es): Alves, Pedro Paulo de Castro
Primeiro Orientador: Pereira, Ângelo Cardoso
Membro da banca: Vasconcelos, Cláudio Roberto Fóffano
Resumo: Este trabalho analisa o processo de internacionalização da empresa control up, uma indústria brasileira de médio porte especializada na fabricação de dispositivos atóxicos para o controle de pragas. O estudo combina fundamentação teórica — com destaque para os modelos de uppsala, paradigma eclético de dunning e born globals — e a análise de dados internos da empresa. A pesquisa demonstra que a control up iniciou sua expansão internacional a partir da américa do sul, aproveitando acordos comerciais como o mercosul, e consolidou sua presença por meio de inovação, diferenciação competitiva e parcerias estratégicas. Os resultados apontam impactos positivos no crescimento e faturamento, bem como o fortalecimento da marca no mercado internacional. Conclui-se que a internacionalização de empresas de médio porte é viável quando conduzida de forma planejada e adaptada às particularidades de cada mercado, permitindo avanços progressivos rumo a contextos mais exigentes, como os mercados norte-americano e europeu.
Abstract: This study analyzes the internationalization process of control up, a brazilian medium-sized company specialized in the production of non-toxic devices for pest control. The research combines theoretical foundations — with emphasis on the uppsala model, dunning’s eclectic paradigm, and born globals — with the analysis of the company’s internal data. Findings reveal that control up initiated its international expansion in south america, leveraging trade agreements such as mercosur, and consolidated its presence through innovation, competitive differentiation, and strategic partnerships. Results indicate positive impacts on growth and revenue, as well as the strengthening of the company’s brand in international markets. It is concluded that the internationalization of medium-sized companies is feasible when carried out in a planned manner and adapted to the particularities of each market, enabling progressive advancement toward more demanding contexts, such as the north american and european markets.
Palavras-chave: Internacionalização
Empresas de médio porte
Estratégia
Controle de pragas
Comércio exterior
Internationalization
Medium-sized companies
Strategy
Pest control
Foreign trade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Economia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19307
Data do documento: 22-Jul-2025
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons