Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19299
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
teodororicardo.pdfPDF/A3.94 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Soares, Letícia Perani-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2564650639840897pt_BR
dc.contributor.referee1Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3987257122606257pt_BR
dc.contributor.referee2Corrêa, Carolina Cerqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0849366342044876pt_BR
dc.creatorRicardo, Teodoro-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-27T18:30:41Z-
dc.date.available2025-08-27T18:30:41Z-
dc.date.issued2025-08-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19299-
dc.description.abstractThis work seeks to analyze queer and feminist representation in horror cinema, with an emphasis on trans characters in three films from different eras: Sleepaway Camp (1983), Bit (2019), and I Saw the TV Glow (2024). The research draws on studies of horror cinema— especially the slasher subgenre—to understand how gender and historical context influence the construction of these narratives. A critical review of horror in each period will be conducted, highlighting the sociocultural influences that permeate these productions. The analysis of the films focuses on trans characters, observing their appearance, their presence in the narrative, their forms of performance on screen, and the way in which trans issues are represented, both from the perspective of the characters themselves and in the reactions of other figures in the plot. The work thus seeks to highlight differences and similarities between these representations, contributing to a broader reflection on the relationship between horror cinema, gender, and identity.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a representação queer e feminista no cinema de horror, com ênfase nas personagens trans em três filmes de diferentes épocas: Acampamento Sinistro (1983), Clube da Mordida (2019) e Eu Vi o Brilho da TV (2024). A pesquisa parte de estudos sobre cinema de horror — em especial o subgênero slasher — para compreender como gênero e contexto histórico influenciam a construção dessas narrativas. Será realizada uma revisão crítica sobre o horror em cada período, destacando as influências socioculturais que atravessam essas produções. A análise dos filmes se concentra nas personagens trans, observando seu visual, sua presença na narrativa, as formas de performance em tela e a maneira como a questão trans é representada, tanto na perspectiva das próprias personagens quanto na reação das demais figuras da trama. O trabalho busca, assim, evidenciar diferenças e aproximações entre essas representações, contribuindo para uma reflexão mais ampla sobre a relação entre cinema de horror, gênero e identidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema; Queer; Horror; Feminismo; Representatividade.pt_BR
dc.subjectCinema; Queer; Horror; Feminism; Representativeness.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.titleEntre Homens Mulheres e Monstros: Representação de corpos trans no cinema de horrorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Bacharelado em Artes Visuais - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons