Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19297
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rosembergdeoliveirasousa.pdfPDF/A2.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos problemas de indicadores de fluxo escolar irregulares em uma escola pública estadual de Caratinga/MG
Autor(es): Sousa, Rosemberg de Oliveira
Primeiro Orientador: Neubert, Luiz Flávio
Membro da banca: Nicolella, Alexandre Chibebe
Membro da banca: Lourenço, Joyce Louback
Resumo: O presente estudo foi realizado no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão investigado tem como foco os fatores que contribuíram para o aumento das taxas de reprovação, abandono escolar e distorção idade-série nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Joaquim Nunes, em CaratingaMG, entre 2011 e 2021. Durante esse período, a instituição registrou índices de reprovação e abandono escolar consideravelmente superiores às médias municipal, estadual e nacional, destacando a necessidade de uma análise profunda sobre as causas desse fluxo escolar irregular. Diante disso, o estudo buscou responder: quais fatores têm contribuído para o elevado quantitativo de estudantes da Escola Estadual Professor Joaquim Nunes em situação de reprovação, abandono escolar e distorção idade-série e quais ações a gestão escolar pode adotar para minimizar esse problema. O objetivo geral da pesquisa é analisar os fatores que têm impactado a regularidade do fluxo escolar na referida escola e propor intervenções para minimizar os impactos da reprovação e do abandono, e, consequentemente, da distorção idade-série. Como objetivos específicos, o estudo pretende: i) descrever os fatores determinantes dos indicadores irregulares de fluxo escolar e suas relações com a distorção idade-série; ii) identificar e analisar como os fatores internos e externos relacionados ao fluxo escolar irregular têm contribuído para a distorção idade-série e iii) elaborar um Plano de Ação Educacional (PAE) que proponha ações para melhorar esses indicadores. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores que atuam no Ensino Fundamental Anos Finais e com a equipe diretiva da escola. A análise destaca três principais elementos críticos: o perfil dos estudantes oriundos de outras escolas; a discrepância entre soluções educacionais propostas e a implementação em sala de aula e a relação entre distorção idade-série, reprovação escolar e abandono dos estudos. O Plano de Ação Educacional proposto inclui ações como o “Programa de Acolhimento e Diagnóstico Educacional” para a recepção e o diagnóstico pedagógico dos estudantes oriundos de outras escolas com o intuito de resolver as defasagens de aprendizagens, além de outras iniciativas de engajamento familiar e melhorias dos indicadores de fluxo escolar. Os resultados visam fornecer um referencial teórico-prático para a implementação de estratégias que combatam o fracasso escolar e promovam a inclusão escolar e educacional.
Abstract: This study was conducted within the scope of the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) at the Center for Public Policy and Education Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case investigated focuses on the factors that contributed to the increase in failure, school dropout, and age-grade distortion rates in the Final Years of Elementary Education at Professor Joaquim Nunes State School in Caratinga-MG between 2011 and 2021. During this period, the institution recorded significantly higher failure and dropout rates compared to municipal, state, and national averages, highlighting the need for an in-depth analysis of the causes of this irregular school flow. In light of this, the study sought to answer: what factors have contributed to the high number of students at Professor Joaquim Nunes State School facing failure, school dropout, and age-grade distortion, and what actions can school management take to minimize this issue? The general objective of the research is to analyze the factors that have impacted the regularity of school flow in the institution and propose interventions to minimize the effects of failure and dropout, and consequently, agegrade distortion. The specific objectives of the study are: i) to describe the determining factors of irregular school flow indicators and their relationship with age-grade distortion; ii) to identify and analyze how internal and external factors related to irregular school flow have contributed to age-grade distortion; and iii) to develop an Educational Action Plan (PAE) proposing actions to improve these indicators. For data collection, semi-structured interviews were conducted with teachers working in the Final Years of Elementary Education and the school’s management team. The analysis highlights three main critical elements: the profile of students coming from other schools; the discrepancy between proposed educational solutions and their implementation in the classroom; and the relationship between age-grade distortion, school failure, and dropout. The proposed Educational Action Plan includes actions such as the "Educational Reception and Diagnostic Program," aimed at welcoming and conducting pedagogical diagnostics for students coming from other schools to address learning gaps, in addition to other initiatives for family engagement and improvements in school flow indicators. The results aim to provide a theoretical and practical framework for implementing strategies to combat school failure and promote school and educational inclusion.
Palavras-chave: Fluxo escolar
Reprovação
Abandono
Educação pública mineira
School flow
Failure
Dropout
Public education in Minas Gerais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19297
Data do documento: 12-Fev-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons