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dc.contributor.advisor1Prado, Roberta Teixeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carbogim, Fábio da Costa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3024714226224133pt_BR
dc.contributor.referee2Coelho, Angélica da Conceição Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9228583911463623pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Larissa Bertacchini de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322387863004207pt_BR
dc.creatorSant’Ana, Terezino Lara-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-22T15:26:12Z-
dc.date.available2024-07-26-
dc.date.available2025-08-22T15:26:12Z-
dc.date.issued2024-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19252-
dc.description.abstractObjective: To evaluate the effect of debriefing associated with the clinical simulation scenario on the knowledge and skills of nursing students in managing patients with sepsis. Method: A quasi-experimental study, of the before-and-after type, with an interrupted time series design with one group. Conducted with 20 undergraduate nursing students from a Brazilian federal public university. They participated in a theoretical-practical class and a simulated scenario with structured debriefing on sepsis. Data were collected through instruments that captured sociodemographic data (questionnaire); theoretical knowledge related to the identification, treatment, and management of sepsis (pre- and post-test validated); skills (pre and post-debriefing assessment checklist); simulation design (Simulation Design Scale); satisfaction and self-confidence (Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning Scale); and debriefing impact (Debriefing Evaluation Scale associated with the Simulation). Subsequently, they were analyzed through descriptive and analytical statistics. Results: Students' knowledge in the post-test was significantly (p < 0.05) higher than in the pre-test, as well as their skills before and after debriefing. The mean score in the pre-test was 2.50 (±1.23) and, in the post-test, it was 5.95 (±1.14) (p < 0.001). The mean of the sum in the simulation checklist before debriefing was 11.45 (±3.85) and, after debriefing, it was 14.80 (±1.79) (p=0.002). A high level of agreement was detected for the simulation design, student satisfaction and self-confidence, as well as a positive impact of debriefing on the psychosocial, affective, and cognitive dimensions. Conclusion: The results demonstrate the effectiveness of the intervention, which significantly expanded knowledge and skills in sepsis management, thus contributing to the advancement of nursing education based on simulation. These findings substantiate the positive impact of debriefing on the development of clinical competencies.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: avaliar o efeito do debriefing associado ao cenário de simulação clínica no conhecimento e nas habilidades de estudantes de enfermagem no manejo do paciente com sepse. Método: estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, com desenho série temporal interrompida com um grupo. Realizado com 20 estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública federal brasileira. Participaram de uma aula teórico-prática e de um cenário simulado com debriefing estruturado sobre sepse. Os dados foram coletados por instrumentos que captaram dados sociodemográficos (questionário); conhecimento teórico relacionado a identificação, tratamento e gerenciamento da sepse (pré e pós-teste validado); habilidades (checklist de avaliação pré e pós-debriefing); design da simulação (Escala de Design de Simulação); satisfação e autoconfiança (Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem) e impacto do debriefing (Escala de Avaliação do Debriefing associado à Simulação). Posteriormente foram analisados por estatística descritiva e analítica. Resultados: o conhecimento dos estudantes no pós teste foi significativamente (p < 0,05) maior que no pré-teste, assim como em relação às habilidades antes e depois do debriefing. A média de notas no pré-teste foi 2,50 (±1,23) e, no pós-teste, foi 5,95 (±1,14) (p <0,001). Já a média do somatório do checklist da simulação antes do debriefing foi 11,45 (±3,85) e, após debriefing, foi 14,80 (±1,79) (p=0,002). Foi detectado um elevado grau de concordância para o design da simulação, para satisfação e autoconfiança dos estudantes, além de um impacto positivo do debriefing nas dimensões valor psicossocial, afetivo e cognitivo. Conclusão: os resultados demonstram a eficácia da intervenção, que promoveu uma significativa ampliação do conhecimento e das habilidades no manejo da sepse, contribuindo assim para o avanço do ensino superior da Enfermagem baseado em simulação. Esses achados materializam o impacto positivo do debriefing para o desenvolvimento de competências clínicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagempt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTreinamento por simulaçãopt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectCompetência clínicapt_BR
dc.subjectSepsept_BR
dc.subjectSimulation trainingpt_BR
dc.subjectNursing educationpt_BR
dc.subjectNursing studentspt_BR
dc.subjectClinical competencept_BR
dc.subjectSepsispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleEfeito do debriefing no desenvolvimento de competências clínicas de estudantes na sepse: estudo quase-experimentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Enfermagem (Dissertações)



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