Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19242
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
brendamartinsdeoliveira.pdfPDF/A3.47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa Junior, Martinho Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4779060520616984pt_BR
dc.contributor.referee1Christo, Maraliz Castro Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8451564561556865pt_BR
dc.contributor.referee2Miyoshi, Alexander Gaiotto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorOliveira, Brenda Martins de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2650935445675229pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-22T12:12:38Z-
dc.date.available2025-08-21-
dc.date.available2025-08-22T12:12:38Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19242-
dc.description.abstractThis work stems from an analysis of the female nude by artist Baptista da Costa, a painting held in the collection of the Mariano Procópio Museum in Juiz de Fora. Art criticism, which has historically played a role in shaping the visibility of artists by highlighting specific aspects of their work, contributed to Baptista da Costa’s recognition primarily through his landscapes within the history of Brazilian art. However, this artist, who enjoyed the admiration of his contemporaries during his lifetime is approached here from a different perspective. Focusing on a single work, a female nude, this study explores the relationship between the depicted body and the artistic framework that shaped the artist’s gaze, while also considering how his works align with modern movements and engage with Brazilian culture at the turn of the 20th century. For a painter known for landscapes, studying the body provides a new way of understanding Baptista da Costa’s work. His representations of female figures are inscribed within a shared iconographic tradition.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho parte da análise do nu feminino do artista Baptista da Costa, que faz parte do acervo do Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora. A crítica de arte que historicamente colaborou para que artistas adquirissem visibilidade a partir de uma face de seu trabalho, contribuiu para Baptista da Costa se difundir por suas paisagens na história da arte brasileira. O artista que pôde desfrutar da admiração de seus pares - ainda em vida – será analisado em outra perspectiva neste trabalho. A partir de uma obra – um nu feminino - nossa análise abrange a relação deste corpo com a estrutura responsável pela formação do olhar do artista e como suas obras acompanham os movimentos modernos e interagem com a cultura brasileira no final do século XIX e início do século XX. Esse estudo do corpo para um paisagista é uma forma de pensar Baptista da Costa de outro ângulo. Sua produção representa figuras femininas a partir de uma força iconográfica comum.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBaptista da Costapt_BR
dc.subjectNu femininopt_BR
dc.subjectArte brasileirapt_BR
dc.subjectIconografiapt_BR
dc.subjectRepresentação femininapt_BR
dc.subjectFeminine nudept_BR
dc.subjectBrazilian artpt_BR
dc.subjectIconographypt_BR
dc.subjectFeminine representationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO percurso do olhar: um estudo do “nu feminino” de Baptista da Costa do Museu Mariano Procópio e sua relação com a pintura do entre século XIX e XXpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons