Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19240
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fabriciocinquedeproencafranco.pdfPDF/A1.24 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Somavilla, Nádia Silvia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4094827834234305pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Felipe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6430970460987731pt_BR
dc.contributor.referee2Chaves, Bruno Edson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorFranco, Fabrício Cinque de Proença-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133809991719784pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-21T15:56:37Z-
dc.date.available2025-08-18-
dc.date.available2025-08-21T15:56:37Z-
dc.date.issued2024-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19240-
dc.description.abstractOne of the greatest challenges in teaching the biological sciences is instructing botany in a world dominated by botanical imperceptibility. This inherent condition makes people generally indifferent to the plants in their daily lives and surroundings. Additionally, botany is often neglected in schools due to teaching methodologies that focus solely on memorizing nomenclatures and content, which discourages students. To overcome this imperceptibility and neglect, this study proposes an investigative approach based on meaningful learning. This approach focuses on the association between students' prior knowledge and the practice of scientific illustration. Scientific illustration is a tool that expands students' perception of the plant world. By drawing and documenting images in field journals, students compared their existing knowledge with data collected in school spaces and gardens. This allowed them to develop and test hypotheses about the morphological and evolutionary aspects of plants. In doing so, they learned to perceive, identify, classify, reframe, and respect their biodiversity. The study applied a four-stage didactic sequence: 1) illustration based on memory and prior knowledge, 2) classification of plants based on observation of botanical illustrations, 3) comparative illustration in the field, and 4) creative illustration and the Botanical Battle game. Throughout the process, students organized their existing ideas, acquired new knowledge, and enhanced their botanical perception by observing and illustrating plants. There was substantial progress in meaningful learning, as evidenced by the improvement in the quality of the information conveyed through the students' images.pt_BR
dc.description.resumoUm dos maiores desafios no ensino das Ciências Biológicas é o ensino de Botânica em um cenário dominado pela impercepção Botânica, condição inerente que torna as pessoas normalmente indiferentes às plantas de seu entorno e de seu cotidiano. Além disso, percebe-se uma tendência de negligenciar a Botânica de uma forma generalizada no ambiente escolar, através de metodologias de ensino desestimulantes e focadas apenas na memorização de nomenclaturas e conteúdos. Para sobrepujar a impercepção e a negligência Botânica, o presente trabalho propõe uma abordagem investigativa, focada na aprendizagem significativa a partir da associação entre os conhecimentos prévios dos alunos e a prática da ilustração científica como ferramenta de ampliação da percepção do mundo vegetal. Através do traço e do registro imagético em diários de campo, os estudantes confrontaram seu repertório de saberes com os dados coletados nos espaços e jardins da escola, a fim de elaborar e testar hipóteses sobre os aspectos morfológicos e evolutivos das plantas, percebendo, identificando, classificando, ressignificando e respeitando sua biodiversidade. Foi aplicada uma sequência didática dividida em quatro etapas: 1) ilustração a partir da memória e dos conhecimentos prévios; 2) classificação das plantas a partir da observação de ilustrações botânicas; 3) ilustração comparativa em campo; e 4) ilustração criativa e jogo da Batalha Botânica. Ao longo de todo o processo, os estudantes foram organizando suas ideias prévias, adquirindo novos conhecimentos e aprofundando a percepção Botânica a partir da observação e ilustração das plantas. Houve um avanço substancial na aprendizagem significativa, evidenciada pelo progresso na qualidade das informações trazidas através das imagens reproduzidas pelos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de botânicapt_BR
dc.subjectIlustração botânicapt_BR
dc.subjectImpercepção botânicapt_BR
dc.subjectBiodiversidade vegetalpt_BR
dc.subjectBotany teachingpt_BR
dc.subjectBotanical illustrationpt_BR
dc.subjectBotanical perceptionpt_BR
dc.subjectBiodiversitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleA ilustração botânica como estratégia de ensino de biologia na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons