Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19240
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
fabriciocinquedeproencafranco.pdfPDF/A1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A ilustração botânica como estratégia de ensino de biologia na educação básica
Autor(es): Franco, Fabrício Cinque de Proença
Orientador: Somavilla, Nádia Silvia
Miembros Examinadores: Bastos, Felipe
Miembros Examinadores: Chaves, Bruno Edson
Resumo: Um dos maiores desafios no ensino das Ciências Biológicas é o ensino de Botânica em um cenário dominado pela impercepção Botânica, condição inerente que torna as pessoas normalmente indiferentes às plantas de seu entorno e de seu cotidiano. Além disso, percebe-se uma tendência de negligenciar a Botânica de uma forma generalizada no ambiente escolar, através de metodologias de ensino desestimulantes e focadas apenas na memorização de nomenclaturas e conteúdos. Para sobrepujar a impercepção e a negligência Botânica, o presente trabalho propõe uma abordagem investigativa, focada na aprendizagem significativa a partir da associação entre os conhecimentos prévios dos alunos e a prática da ilustração científica como ferramenta de ampliação da percepção do mundo vegetal. Através do traço e do registro imagético em diários de campo, os estudantes confrontaram seu repertório de saberes com os dados coletados nos espaços e jardins da escola, a fim de elaborar e testar hipóteses sobre os aspectos morfológicos e evolutivos das plantas, percebendo, identificando, classificando, ressignificando e respeitando sua biodiversidade. Foi aplicada uma sequência didática dividida em quatro etapas: 1) ilustração a partir da memória e dos conhecimentos prévios; 2) classificação das plantas a partir da observação de ilustrações botânicas; 3) ilustração comparativa em campo; e 4) ilustração criativa e jogo da Batalha Botânica. Ao longo de todo o processo, os estudantes foram organizando suas ideias prévias, adquirindo novos conhecimentos e aprofundando a percepção Botânica a partir da observação e ilustração das plantas. Houve um avanço substancial na aprendizagem significativa, evidenciada pelo progresso na qualidade das informações trazidas através das imagens reproduzidas pelos alunos.
Resumen : One of the greatest challenges in teaching the biological sciences is instructing botany in a world dominated by botanical imperceptibility. This inherent condition makes people generally indifferent to the plants in their daily lives and surroundings. Additionally, botany is often neglected in schools due to teaching methodologies that focus solely on memorizing nomenclatures and content, which discourages students. To overcome this imperceptibility and neglect, this study proposes an investigative approach based on meaningful learning. This approach focuses on the association between students' prior knowledge and the practice of scientific illustration. Scientific illustration is a tool that expands students' perception of the plant world. By drawing and documenting images in field journals, students compared their existing knowledge with data collected in school spaces and gardens. This allowed them to develop and test hypotheses about the morphological and evolutionary aspects of plants. In doing so, they learned to perceive, identify, classify, reframe, and respect their biodiversity. The study applied a four-stage didactic sequence: 1) illustration based on memory and prior knowledge, 2) classification of plants based on observation of botanical illustrations, 3) comparative illustration in the field, and 4) creative illustration and the Botanical Battle game. Throughout the process, students organized their existing ideas, acquired new knowledge, and enhanced their botanical perception by observing and illustrating plants. There was substantial progress in meaningful learning, as evidenced by the improvement in the quality of the information conveyed through the students' images.
Palabras clave : Ensino de botânica
Ilustração botânica
Impercepção botânica
Biodiversidade vegetal
Botany teaching
Botanical illustration
Botanical perception
Biodiversity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19240
Fecha de publicación : 12-jun-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons