https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19240
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
fabriciocinquedeproencafranco.pdf | PDF/A | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | A ilustração botânica como estratégia de ensino de biologia na educação básica |
Author: | Franco, Fabrício Cinque de Proença |
First Advisor: | Somavilla, Nádia Silvia |
Referee Member: | Bastos, Felipe |
Referee Member: | Chaves, Bruno Edson |
Resumo: | Um dos maiores desafios no ensino das Ciências Biológicas é o ensino de Botânica em um cenário dominado pela impercepção Botânica, condição inerente que torna as pessoas normalmente indiferentes às plantas de seu entorno e de seu cotidiano. Além disso, percebe-se uma tendência de negligenciar a Botânica de uma forma generalizada no ambiente escolar, através de metodologias de ensino desestimulantes e focadas apenas na memorização de nomenclaturas e conteúdos. Para sobrepujar a impercepção e a negligência Botânica, o presente trabalho propõe uma abordagem investigativa, focada na aprendizagem significativa a partir da associação entre os conhecimentos prévios dos alunos e a prática da ilustração científica como ferramenta de ampliação da percepção do mundo vegetal. Através do traço e do registro imagético em diários de campo, os estudantes confrontaram seu repertório de saberes com os dados coletados nos espaços e jardins da escola, a fim de elaborar e testar hipóteses sobre os aspectos morfológicos e evolutivos das plantas, percebendo, identificando, classificando, ressignificando e respeitando sua biodiversidade. Foi aplicada uma sequência didática dividida em quatro etapas: 1) ilustração a partir da memória e dos conhecimentos prévios; 2) classificação das plantas a partir da observação de ilustrações botânicas; 3) ilustração comparativa em campo; e 4) ilustração criativa e jogo da Batalha Botânica. Ao longo de todo o processo, os estudantes foram organizando suas ideias prévias, adquirindo novos conhecimentos e aprofundando a percepção Botânica a partir da observação e ilustração das plantas. Houve um avanço substancial na aprendizagem significativa, evidenciada pelo progresso na qualidade das informações trazidas através das imagens reproduzidas pelos alunos. |
Abstract: | One of the greatest challenges in teaching the biological sciences is instructing botany in a world dominated by botanical imperceptibility. This inherent condition makes people generally indifferent to the plants in their daily lives and surroundings. Additionally, botany is often neglected in schools due to teaching methodologies that focus solely on memorizing nomenclatures and content, which discourages students. To overcome this imperceptibility and neglect, this study proposes an investigative approach based on meaningful learning. This approach focuses on the association between students' prior knowledge and the practice of scientific illustration. Scientific illustration is a tool that expands students' perception of the plant world. By drawing and documenting images in field journals, students compared their existing knowledge with data collected in school spaces and gardens. This allowed them to develop and test hypotheses about the morphological and evolutionary aspects of plants. In doing so, they learned to perceive, identify, classify, reframe, and respect their biodiversity. The study applied a four-stage didactic sequence: 1) illustration based on memory and prior knowledge, 2) classification of plants based on observation of botanical illustrations, 3) comparative illustration in the field, and 4) creative illustration and the Botanical Battle game. Throughout the process, students organized their existing ideas, acquired new knowledge, and enhanced their botanical perception by observing and illustrating plants. There was substantial progress in meaningful learning, as evidenced by the improvement in the quality of the information conveyed through the students' images. |
Keywords: | Ensino de botânica Ilustração botânica Impercepção botânica Biodiversidade vegetal Botany teaching Botanical illustration Botanical perception Biodiversity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Program: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19240 |
Issue Date: | 12-Jun-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
This item is licensed under a Creative Commons License