Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19238
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
joycemaroneekellerdesouza.pdfPDF/A4.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
joycemaroneekellerdesouza - produtoeducacional.pdf3.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Mees, Leonardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2021238762091968pt_BR
dc.contributor.referee1Bicalho, Maria Gabriela Parenti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6920514759919744pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Márcio Luís Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4578008002785684pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Renata Greco de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7190262153226466pt_BR
dc.creatorSouza, Joyce Maronee Keller de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5347991597511082pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-21T12:57:27Z-
dc.date.available2025-08-21-
dc.date.available2025-08-21T12:57:27Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19238-
dc.description.abstractIn recent years, digital information and communication technologies (DICTs) have profoundly redefined the teaching-learning process. Digital media are not merely mediators of teaching-learning practices; rather, they require, due to their very nature, a transformation in teachers' attitudes and the overcoming of the dichotomous pedagogical conception: activity on one side and passivity on the other. This study aims to analyze, based on the opinions and understandings of teachers who teach biology/science subjects, their conceptions regarding the inclusion and use of DICTs in science education in some municipal, state, and private schools in the central neighborhoods of Teófilo Otoni, MG, in order to reflect on the pedagogical assumptions required for the inclusion and effective use of digital technologies in the classroom, as well as their corresponding new meaning to the teaching-learning process. The data were analyzed and interpreted qualitatively considering participants' opinions, according to the categorization developed through a pedagogical literature review on this contemporary issue, and a quantitative analysis was also applied to closed questions regarding professional training and practice, using electronic spreadsheet tabulation in Google Sheets, directly linked to the form, to determine averages and illustrative graphs. The research outcome is a pedagogical guide, presented in the form of an ebook, serving as a reflective and instructional supplement on the pedagogical challenges inherent in the digital information era, highlighting the redefinition of biology teaching and learning when mediated by DICTs and provides suggestions and explanations on various platforms, programs and applications, currently available on the internet for implementing biology teaching.pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) têm ressignificado profundamente o processo de ensino-aprendizagem. As mídias digitais não são apenas mediadoras das práticas de ensino-aprendizagem, mas requererem, por sua própria dinâmica de atuação, uma transformação na atitude docente e uma superação da concepção pedagógica dicotômica: atividade de um lado e passividade de outro. Este trabalho busca analisar, a partir das opiniões/compreensões de professores que atuam lecionando as disciplinas de biologia/ciências, as concepções com relação à inclusão e o uso das TDICs no ensino de ciências da natureza em algumas escolas municipais, estaduais e particulares dos bairros centrais no município de Teófilo Otoni, MG; de maneira a refletir sobre os pressupostos pedagógicos, requeridos pela inclusão e pelo uso adequado das tecnologias digitais em sala de aula, e sobre a correspondente ressignificação no ensino-aprendizagem. Os dados foram analisados e interpretados de forma qualitativa, quando tratadas as questões de opinião do participante, de acordo com a categorização elaborada na revisão de literatura pedagógica a respeito desta questão contemporânea e, de forma quantitativa, quando tratadas as questões fechadas sobre formação e atuação profissional, fazendo uso de tabulação por planilha eletrônica, do Google Planilhas, vinculada diretamente ao formulário, determinando médias e gráficos ilustrativos. O produto da pesquisa consiste em uma cartilha pedagógica, apresentada no formato de ebook, como um suplemento reflexivo e instrutivo acerca dos desafios pedagógicos inerentes à era da informação digital, destacando as ressignificações do ensino-aprendizado de biologia, quando mediado por TDICS e, inclusive, com sugestões e explicações sobre diversas plataformas, programas e aplicativos, atualmente disponíveis na internet para implementação do ensino de biologia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectRessignificações pedagógicaspt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDigital information and communication technologiespt_BR
dc.subjectPedagogical redefinitionspt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleAs ressignificações do ensino-aprendizagem de biologia requeridas pela inclusão das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons