Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19232
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
isadoradasgracasfreitas.pdfPDF/A1.87 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paula, Luciana Gonçalves Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Eiras, Alexandra Aparecida Leite Toffanetto Seabra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Maia, Susana Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorFreitas, Isadora das Graças-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-21T11:57:01Z-
dc.date.available2025-08-20-
dc.date.available2025-08-21T11:57:01Z-
dc.date.issued2025-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19232-
dc.description.abstractThis dissertation aims to promote a critical reflection on the relationship between Social Work and Paulo Freire’s thinking, with an emphasis on the analysis of his theoretical and methodological influence based on the Chilean “Basic Method”. This experience, also systematized in a document, represents one of the main ways through which Freire began to exert significant influence on Brazilian Social Work, especially in the context of the Brazilian Renewal Process. This “method” was one of the inspirations for Brazilian social workers linked to Intention to Rupture to develop, in the early 1970s, the so-called “BH Method”. The qualitative research is based on a bibliographic review focused on Social Work productions that discuss the insertion of Freirean thought in the profession, as well as on the experiences shared between educators and social workers. The work Pedagogy of the Oppressed was presented, in addition to the debate on the “Paulo Freire Method”. The educator’s life and professional trajectory were also investigated. Studies were conducted on the Chilean sociopolitical context between the 1960s and 1970s, in addition to a study on the Latin American Reconceptualization Movement and the Process of Renewal in Brazilian Social Work. The results obtained demonstrate the relevance of Paulo Freire’s influence on the Latin American Reconceptualization Movement of Social Work, especially through the Chilean “Basic Method” and its appropriation in the “BH Method”. Both express theoretical and methodological proposals that reflect the search for a new Social Work.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo promover uma reflexão crítica sobre a relação entre o Serviço Social e o pensamento de Paulo Freire, com ênfase na análise de sua influência teórico-metodológica a partir do “Método Básico” chileno. Esta experiência, sistematizada também em um documento, representa uma das principais vias por meio das quais Freire passou a exercer influência significativa sobre o Serviço Social brasileiro, especialmente no contexto do Processo de Renovação brasileiro. Esse “método” foi uma das inspirações para os assistentes sociais brasileiros vinculados à Intenção de Ruptura elaborarem, no início da década de 1970, o chamado “Método BH”. A pesquisa, de natureza qualitativa, fundamenta-se em uma revisão bibliográfica centrada em produções do Serviço Social que discutem a inserção do pensamento freireana na profissão, bem como nas experiências compartilhadas entre o educador e assistentes sociais. A obra Pedagogia do Oprimido foi apresentada, além do debate sobre o “Método Paulo Freire”. Também se investigou a trajetória de vida e profissional do educador. Foram realizados estudos sobre o contexto sociopolítico chileno entre as décadas de 1960 e 1970. Além do estudo sobre o Movimento de Reconceituação Latino Americano e o Processo de Renovação do Serviço Social brasileiro. Os resultados obtidos evidenciam a relevância da influência de Paulo Freire no Movimento de Reconceituação Latino-Americano do Serviço Social, especialmente por meio do “Método Básico” chileno e sua apropriação no “Método BH”. Ambos expressam propostas teórico-metodológicas que refletem a busca por um novo Serviço Social.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectMétodo básicopt_BR
dc.subjectMovimento de reconceituação latino americanopt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectBasic methodpt_BR
dc.subjectLatin american reconceptualization movementpt_BR
dc.subjectSocial workpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleInterlocuções entre Paulo Freire e serviço social no movimento de reconceituação latino-americano: um destaque para o “método básico” chilenopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons