Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19216
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luccapasolinifranco.pdfPDF/A725.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Soares, Mônica Regina Pereira Senra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4248447363466306pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Alexa Magalhães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8089045857324520pt_BR
dc.contributor.referee2Aquino, Sibele Nascimento de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0832968145265733pt_BR
dc.creatorFranco, Lucca Pasolini-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-19T12:44:54Z-
dc.date.available2025-08-19-
dc.date.available2025-08-19T12:44:54Z-
dc.date.issued2025-08-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19216-
dc.description.abstractThis scoping review aimed to map and synthesize the available scientific evidence on the use of virtual reality (VR) and augmented reality (AR) in the teaching of surgical procedures in dentistry, with an emphasis on their applicability, pedagogical benefits, and implementation challenges. The methodological framework followed the Joanna Briggs Institute (JBI) guidelines and the PRISMA-ScR checklist. The PCC strategy (Population, Concept, Context) was used to guide the research question. Searches were conducted across PubMed, Scopus, Web of Science, and Google Scholar, covering publications from 2013 to 2025. After screening and full-text analysis, 13 studies were selected. The included studies were grouped into four thematic categories: (1) immersive education and training, highlighting improvements in practical performance, learner autonomy, and engagement through realistic VR simulations; (2) augmented reality applied to orthognathic surgery, demonstrating increased accuracy in planning and surgical execution; (3) haptic and physical simulators, emphasizing the value of tactile feedback for the development of psychomotor skills; and (4) digital innovations and the emerging use of the metaverse in collaborative educational environments. The findings suggest that immersive technologies significantly enhance the development of clinical and cognitive competencies in dental education. However, challenges remain, particularly in Latin America, due to technological limitations, lack of standardized protocols, and insufficient faculty training. It is concluded that, while still evolving, the integration of VR and AR marks a substantial step forward in modernizing dental surgical education, offering safer, more efficient, and more inclusive learning experiences.pt_BR
dc.description.resumoEsta revisão de escopo teve como objetivo mapear e sintetizar as evidências científicas disponíveis acerca do uso de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) no ensino de procedimentos cirúrgicos odontológicos, com foco em sua aplicabilidade, benefícios pedagógicos e desafios de implementação. A metodologia seguiu as diretrizes do Instituto Joanna Briggs (JBI) e o checklist PRISMA-ScR, utilizando a estratégia PCC (População, Conceito, Contexto) para estruturar a questão norteadora da pesquisa. As buscas foram realizadas nas bases PubMed (62), Scopus (27), Web of Science (62) e Google Scholar (91), com recorte temporal de dez anos (2015–2025). Após a triagem e análise, 13 estudos foram incluídos na amostra final. Os estudos selecionados foram classificados em quatro categorias temáticas: (1) educação e treinamento imersivo, evidenciando ganhos no desempenho prático, autonomia e engajamento discente por meio de simulações realistas em RV; (2) realidade aumentada aplicada à cirurgia ortognática, demonstrando avanços na acurácia do planejamento e execução cirúrgica; (3) simuladores hápticos e físicos, destacando a importância do feedback tátil no desenvolvimento de habilidades psicomotoras; e (4) inovações digitais e o uso do metaverso como ferramenta emergente na construção de ambientes educacionais colaborativos. Os resultados indicaram que a aplicação de tecnologias imersivas no ensino odontológico potencializa o desenvolvimento de competências clínicas e cognitivas, embora ainda existam barreiras relacionadas à infraestrutura tecnológica, à padronização metodológica e à formação docente, sobretudo em países do sul global. Conclui-se que, embora ainda em processo de consolidação, o uso de RV e RA representa um avanço significativo na modernização do ensino cirúrgico em Odontologia, com potencial para tornar a formação mais acessível, segura e eficaz.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectRealidade mistapt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectCirurgia maxilofacialpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.subjectAugmented realitypt_BR
dc.subjectMixed realitypt_BR
dc.subjectDentistrypt_BR
dc.subjectMaxillofacial surgerypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIApt_BR
dc.titleAplicação da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada no ensino das práticas cirúrgicas em Odontologia: uma revisão de escopopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Odontologia - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons