https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19206
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
manuelagarciamouradossantos.pdf | 9.07 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Jade Janer Moreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4297078672618566 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0803555578064293 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Manuela Garcia Moura dos | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-18T15:34:43Z | - |
dc.date.available | 2025-08-14 | - |
dc.date.available | 2025-08-18T15:34:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19206 | - |
dc.description.abstract | This paper presents an atlas of the author’s spatial experiences with children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD), based on practical experiences throughout the academic journey. The work is structured as a sensitive and reflective narrative, describing interactions, observations, and lessons learned in different educational contexts. From these experiences, visual records were used to identify and illustrate physical spaces that promote the development and wellbeing of children with ASD. The atlas seeks to contribute to the creation of more inclusive, accessible, and sensory-friendly environments, taking into account the specific needs and characteristics of this population. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um atlas das vivências espaciais da autora com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), construído a partir de experiências práticas ao longo do percurso acadêmico. A proposta se desenvolve como um relato sensível e reflexivo, em que se descrevem interações, observações e aprendizados adquiridos em diferentes contextos educativos. A partir dessas experiências, foram identificadas e representadas, por meio de registros visuais, sugestões de espaços físicos que favorecem o desenvolvimento e o bem-estar de crianças com TEA. O atlas busca contribuir com a construção de ambientes mais inclusivos, acessíveis e sensoriais, considerando as especificidades e necessidades dessa população. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Vivência acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Espaço inclusivo | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Autism spectrum disorder | pt_BR |
dc.subject | Academic experience | pt_BR |
dc.subject | Inclusive space | pt_BR |
dc.subject | Child development | pt_BR |
dc.subject | Accessibility | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Atlas das minhas vivências espaciais com TEA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License