Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19202
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lydssonagostinhogoncalves.pdfPDF/A3.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: A natureza formal da voz passiva analítica e sintética: em busca de uma caracterização translinguística
Autor(es): Gonçalves, Lydsson Agostinho
Primeiro Orientador: Armelin, Paula Roberta Gabbai
Membro da banca: Scher, Ana Paula
Membro da banca: Carvalho, Janayna Maria da Rocha
Membro da banca: Lunguinho, Marcus Vinicius da Silva
Membro da banca: Medeiros, Alessandro Boechat de
Resumo: Este estudo apresenta uma análise formal da voz passiva sob uma perspectiva translinguística, desenvolvida sob o modelo da Morfologia Distribuída (Halle; Marantz, 1993; Marantz, 1997). Especificamente, investigamos a passiva verbal ou eventiva (Kratzer, 2000; Embick, 2004a), que tem como características essenciais a supressão do argumento externo do verbo e a promoção do argumento interno a sujeito sintático. A passiva se realiza de duas maneiras distintas: a analítica, formada com o particípio do verbo principal e um verbo auxiliar; e a sintética, composta por apenas um verbo finito que inclui uma marcação morfológica específica. Na literatura, a maioria das análises de passiva busca derivar sua forma atribuindo as características dessa formação a algum elemento específico, como um núcleo funcional ou traço morfossintático. Esse tipo de abordagem tem capacidade limitada para explicar alguns fatores relevantes, como a natureza do particípio, com suas propriedades mistas entre verbal e adjetival, e o sincretismo recorrente entre passiva sintética, anticausativos, reflexivos e outros contextos. Nosso trabalho se insere nessa lacuna, tendo o objetivo de identificar qual é a natureza da passiva para derivar, a partir daí, suas propriedades. Com isso, almejamos contribuir para a construção de uma teoria mais geral e translinguística sobre as formações passivas. Propomos que as passivas são um epifenômeno, resultante de uma incongruência sintática: a presença de um verbo que exige um argumento externo e a ausência desse elemento. Partindo de Alexiadou, Anagnostopoulou e Schäfer (2006), defendemos que verbos que denotam eventos agentivos ou externamente causados requerem o núcleo Voice (Kratzer, 1996) para introduzir um argumento externo. Se não houver um elemento disponível para ocupar a posição de spec. Voice, a derivação não pode convergir, já que as necessidades sintáticas desse núcleo não são satisfeitas. Para que a derivação não seja perdida, a sintaxe emprega um de dois mecanismos. Um deles, que gera a passiva analítica, é a conversão da estrutura verbal em adjetival com o auxílio do particípio, uma categoria mista do tipo Switch (Panagiotidis, 2015). Particípios carregam um traço de categoria verbal não interpretável, o que permite que sejam concatenados à projeção estendida dos verbos, e um traço de categoria adjetival interpretável, que é tomado como seu rótulo, efetivamente alterando a categoria da formação. Os particípios são tratados como adjetivos pela sintaxe e denotam estado, uma informação prototipicamente carregada por essa categoria (Beedham, 1987; Abraham, 2006a). Como tal, eles não licenciam argumento externo, o que, na prática, bloqueia sua entrada. Sendo essa estrutura agora nominal, um verbo auxiliar é introduzido para retomar a construção verbal. O outro mecanismo de resgate da estrutura é a introdução de um argumento genérico, default, sem conteúdo semântico, apenas para atender às necessidades de seleção de Voice. Esse elemento é uma anáfora, que, por depender de ligação para obter denotação, não afeta o sentido já construído, já que nessa posição alta, não poderá se ligar. Posteriormente, a anáfora se incorpora ao complexo verbal, tornando-se um clítico ou um afixo, o que produz a passiva sintética. Essas configurações sintáticas de base são as mesmas que dão origem aos contextos sincréticos.
Abstract: This study presents a formal analysis of the passive voice under a crosslinguistic perspective, developed under the framework of Distributed Morphology (Halle; Marantz, 1993; Marantz, 1997). Specifically, we investigate the verbal or eventive passive (Kratzer, 2000; Embick, 2004a), which has as its essential properties the suppression of the external argument of the verb and the promotion of the internal one to syntactic subject. It realizes in two different ways: the analytical passive, which is formed with the participle of the main verb and an auxiliary verb; and the synthetic passive, composed of a single finite verb which includes a specific morphological marking. In literature, most of the analyses of passives aim to derive its form, attributing the properties of such formation to some specific element, such as a functional head or morphosyntactic feature. This tends to limit their ability to explain some relevant factors, such as the nature of the participle, with its mixed verbal and adjectival properties, as well as the recurring syncretism found between the synthetic passive, anticausatives, reflexives and other contexts. Our study fills this gap, with the goal of identifying what is the nature of the passive in order to derive its properties from it. With that, we aim to contribute to the building of a more general and crosslinguistic theory on passive formations. We propose that passives are in fact an epiphenomenon, which results from a syntactic mismatch: the presence of a verb which requires an external argument and the absence of such element. Following Alexiadou, Anagnostopoulou & Schäfer (2006), we argue that verbs which denote agentive or externally caused events require the Voice head (Kratzer, 1996) to introduce an external argument. If there is no element available to occupy the position of spec. Voice, the derivation will not converge, since the syntactic needs of this head will not be met. In order for the derivation not to be lost, syntax employs one of two mechanisms. One of them is the conversion of the verbal structure into a nominal one, which is done with the help of the participle, a mixed category of the Switch type (Panagiotidis, 2015). Participles carry a non-interpretable verbal category feature, which allows them to be merged into the verb’s extended projection, and also an interpretable adjectival category feature, which is taken as its label, effectively altering the formation’s category. Participles are treated as adjectives by syntax and denote a state, an information prototypically expressed by that category (Beedham, 1987; Abraham, 2006a). As such, they do not license an external argument, which, in practice, blocks its entrance. As this structure is now nominal, an auxiliary verb is introduced in order to resume the verbal formation. The other rescue mechanism is the introduction of a generic, default argument, with no semantic content, just to fulfill the selection needs of Voice. Such element is an anaphor, which, since it depends on binding to find its denotation, does not affect the already built meaning, because in that high position, it cannot be bound. The anaphor later incorporates into the verbal complex, becoming a clitic or an affix, which produces the synthetic passive. These base syntactic configurations are the same that give rise to the syncretic contexts.
Palavras-chave: Voz passiva
Passiva analítica
Passiva sintética
Morfologia distribuída
Sincretismo
Passive voice
Analytical passives
Synthetic passives
Distributed morphology
Syncretism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19202
Data do documento: 16-Jun-2025
Aparece nas coleções:Doutorado em Linguística (Teses)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons