https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19191
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mariaeduardacarvalhofernandes.pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Rita’n’roll: uma construção da artista Rita Lee através dos figurinos |
Author: | Fernandes, Maria Eduarda Carvalho |
First Advisor: | Morgado, Débora Pinguello |
Co-Advisor: | Cabral, Gabriela Soares |
Referee Member: | Castro, Laise Luitz Condé de |
Referee Member: | Moller, Eliza Dias |
Resumo: | Neste trabalho, será feito uma pesquisa sobre a importância da moda para a construção de imagem de Rita Lee, enquanto artista, por meio de uma análise sobre alguns de seus figurinos entre os anos de 1968 e 1975, que correspondem ao ano de lançamento do primeiro álbum dos Mutantes e ao ano de lançamento de seu trabalho "Lança Perfume" com a banda Tutti Frutti, respectivamente. Com isso, buscamos explicitar como a moda – e as roupas – foram um suporte para o desenvolvimento da imagem de Rita Lee durante os primeiros anos de sua carreira. Além disso, iremos averiguar a influência do momento tropicalista nessa criação e o efeito de sua saída da banda “Os Mutantes” nessa imagem que ela constrói. Também será destacado o papel da cor de seu cabelo nessa construção geral da imagem de Rita Lee. Para isso, faremos uma revisão bibliográfica de autores das áreas de Sociologia da moda, de História da moda e de Antropologia, como de Maria do Carmo Rainho (2014), Maria Arminda Arruda (2001), Helena Abramo (1994), Valeria Mendes e Amy de la Haye (2009), Maria Claudia Bonadio (2017), Patrícia de Barros (2016), dentre outros. Além disso, será feito uma análise comparativa levando o contexto histórico como guia das imagens aqui levantadas. Este trabalho pretende entender como a Rita Lee fez o uso das roupas para se posicionar enquanto artista, especialmente, pela importância do figurino para ela. |
Abstract: | In this work, a study will be conducted on the importance of fashion in constructing Rita Lee's image as an artist, through an analysis of some of her costumes from 1968 to 1975, which correspond to the release year of Os Mutantes' first album and the release year of her work Lança Perfume with the band Tutti Frutti, respectively. With this, we aim to clarify how fashion—and clothing—served as a support for the development of Rita Lee's image during the early years of her career. Additionally, we will investigate the influence of the Tropicalist movement on this creation and the impact of her departure from the band Os Mutantes on this image. The role of her hair color in shaping Rita Lee’s overall image will also be highlighted. To achieve this, we will conduct a literature review of authors in the fields of fashion sociology, fashion history, and anthropology, such as Maria do Carmo Rainho (2014), Maria Arminda Arruda (2001), Helena Abramo (1994), Valéria Mendes and Amy de la Haye (2009), Maria Claudia Bonadio (2017), Patrícia de Barros (2016), among others. Additionally, a comparative analysis will be conducted, using the historical context as a guide in the images presented here. This work aims to understand how Rita Lee used clothing to position herself as an artist, particularly through the significance of costumes for her. |
Keywords: | Rita Lee Moda e música Fashion and music Persona artística Artistic persona Tropicália |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19191 |
Issue Date: | 14-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Bacharelado em Moda - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License