Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19189
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marileaimaculadamartinsneto.pdfPDF/A3.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
marileaimaculadamartinsneto - produtoeducacional.pdf4.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Educação financeira escolar e autonomia: provocando possibilidades nos/as estudantes da educação básica
Autor(es): Martins Neto, Mariléa Imaculada
Primeiro Orientador: Rodrigues, Chang Kuo
Membro da banca: Santos, Sonia Regina Mendes dos
Membro da banca: Scortegagna, Liamara
Resumo: A presente pesquisa apresenta uma temática voltada para Educação Financeira Escolar e tem como foco uma atenção especial para a autonomia dos/as estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental, em uma escola privada da cidade de Rio Pomba – MG, em relação às suas tomadas de decisão, baseando-se na Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. O objetivo desta pesquisa foi promover, a partir de situações-problema relacionadas às finanças, a visão crítica e a tomada de decisões autônomas de estudantes do Ensino Fundamental II. Tanto o tema, Educação Financeira Escolar, quanto a proposta, autonomia dos/as estudantes, são assuntos pertinentes à área da Educação Matemática. Seguindo os pressupostos teóricos e metodológicos da Engenharia Didática para a realização do experimento com os/as estudantes, foi elaborado um conjunto de quiz relacionados ao tema, nomeados Quizzes Educa-Din. Desta feita, os procedimentos metodológicos seguiram as quatro fases da Engenharia Didática, a saber: análises preliminares, concepção e análise a priori, experimentação e análise a posteriori e validação. Posteriormente, foi realizada a análise das respostas, na quarta fase, respaldando-se nas tomadas de decisão, ou mesmo das escolhas a serem feitas com autonomia, diante dos problemas propostos aos estudantes. A análise a posteriori permitiu, por meio das respostas coletadas, concluir que os estudantes exerceram sua autonomia diante das decisões tomadas e levantaram reflexões pertinentes sobre o tema em questão.
Abstract: This research addresses the theme of School Financial Education, with a particular focus on fostering autonomy among eighth-grade students at a private school in Rio Pomba, Minas Gerais, Brazil. Grounded in Paulo Freire’s Pedagogy of Autonomy, the study explores how students make decisions when faced with financial dilemmas. The primary goal was to promote critical thinking and autonomous decision-making among lower secondary students through problem-based learning scenarios related to personal finance. Both the theme—School Financial Education—and the emphasis on student autonomy are highly relevant within the field of Mathematics Education. Guided by the theoretical and methodological principles of Didactical Engineering, the research involved the design and implementation of a set of quizzes on financial topics, titled Educa-Din Quizzes. The methodological process followed the four phases of Didactical Engineering: preliminary analysis, design and a priori analysis, experimentation, and a posteriori analysis and validation. In the final phase, students’ responses were analyzed with an emphasis on their autonomous choices and decision-making processes in response to the problems presented. The a posteriori analysis revealed that students actively exercised their autonomy and engaged in thoughtful, critical reflections on the financial issues explored throughout the project.
Palavras-chave: Educação matemática
Educação financeira escolar
Autonomia
Tomada de decisão
Engenharia didática
Mathematical education
School financial education
Autonomy
Decision making
Didactic engineering
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19189
Data do documento: 25-Jun-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons