Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19150
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
celhoevaldt.pdfPDF/A3.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Aplicação de sequências didáticas investigativas e a construção de diferentes modelos estruturais no ensino de biologia celular
Author: Evaldt, Celho
First Advisor: Assis, Fernanda Souza de Oliveira
Referee Member: Bicalho, Maria Gabriela Parenti
Referee Member: Assis, Fernanda Henrique Lyra
Resumo: A observação das células reflete certa complexidade, principalmente por serem microscópicas. Por isso, seu estudo muitas vezes torna-se fascinante, despertando grande interesse nos estudantes. No Ensino Médio, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular e o currículo do estado do Espírito Santo, a Biologia Celular permeia o eixo temático “Vida e evolução”. Contudo, um dos fatores que limita o ensino da Biologia Celular consiste na dificuldade ou até mesmo na impossibilidade de ministrar aulas práticas, seja pela ausência de laboratório e/ou equipamentos na escola. De acordo com o Censo Escolar realizado no Brasil em 2018 pelo Inep, apenas 37,5% das escolas estaduais possuíam laboratório de ciências. Diante destas observações, o presente estudo tem como objetivo principal promover, por meio do ensino investigativo, a aprendizagem dos estudantes a partir da elaboração de modelos estruturais para o ensino de Biologia Celular na Educação Básica. Para preparação dos modelos, foram utilizados materiais alternativos e recicláveis como estratégia de ensino. Este estudo foi aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Governador Lindenberg, situada no município de Barra de São Francisco-ES. Foram convidados 30 alunos do Ensino Médio regular para participar da pesquisa. Com a aplicação deste estudo, constatou-se que, por meio do ensino investigativo, com a elaboração dos modelos estruturais, os estudantes conseguiram assimilar melhor os conteúdos abordados, o que contribuiu para uma aprendizagem significativa, colocando os alunos como partícipes da construção do conhecimento. Ainda, o uso de modelos estruturais pode minimizar os efeitos negativos da ausência de laboratórios de ciências ou equipamentos adequados nas escolas, propiciando experiências práticas aos alunos.
Abstract: The observation of cells reflects a certain complexity, mainly because they are microscopic.For this reason, their study often becomes fascinating, arousing great interest in students. Inhigh school, according to the National Common Core Curriculum and the curriculum of thestate of Espírito Santo, Cell Biology permeates the thematic axis “Life and Evolution”.However, one of the factors that limits the teaching of Cell Biology is the difficulty or evenimpossibility of teaching practical classes, either due to the lack of a laboratory and/orequipment in the school. According to the School Census carried out in Brazil in 2018 by Inep,only 37.5% of state schools had a science laboratory. Given these observations, the mainobjective of this study is to promote, through investigative teaching, student learning based onthe development of structural models for teaching Cell Biology in Basic Education. Toprepare the models, alternative and recyclable materials were used as a teaching strategy. Thisstudy was carried out at the Governador Lindenberg State Elementary and Secondary School,located in the municipality of Barra de São Francisco-ES. Thirty students of regular highschool were invited to take part in the research. This study showed that through investigativeteaching and the development of structural models, the students were better able to assimilatethe content covered, which contributed to meaningful learning, making the studentsparticipants in the construction of knowledge. Furthermore, the use of structural models canminimize the negative effects of the lack of science laboratories or adequate equipment inschools, providing students with practical experiences.
Keywords: Biologia celular
Aulas práticas
Modelos estruturais
Cell biology
Practical lessons
Structural models
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Program: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19150
Issue Date: 29-May-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons