https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1912
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariliaxavierdelima.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O realismo reflexivo em Michael Haneke: análise da experiência afetiva do espectador no filme Caché |
Autor(es): | Lima, Marília Xavier de |
Primeiro Orientador: | Alvarenga, Nilson Assunção |
Membro da banca: | Silveira Junior, Potiguara Mendes da |
Membro da banca: | Guimarães, César Geraldo |
Resumo: | Essa pesquisa propõe um estudo acerca da experiência espectatorial envolvida no realismo cinematográfico contemporâneo. A partir dos conceitos de André Bazin acerca do cinema realista, pretendemos compreender um tipo específico de realismo, que chamamos de reflexivo, e que será analisado no filme Caché, 2005, de Michael Haneke. Veremos que, nesse longa, a forma como a imagem é trabalhada permite ao espectador sempre repensar o que está vendo, isso por causa da experiência afetiva envolvida no processo perceptivo. Nesse caminho, tal maneira de entender o realismo será analisada da perspectiva da imagem-tempo do filósofo Gilles Deleuze em seus estudos sobre cinema. Buscando, com isso, uma articulação entre a noção de afeto com a do pensamento na espectatorialidade do filme. Para tal, apontamos aspectos fundamentais das atuais teorias da afetividade na pesquisa do cinema, como a de Anne Rutherford, Brigitte Peucker e Vivian Sobchack. Dessa forma, o presente estudo busca compreender a experiência de afetividade, bem como a experiência reflexiva, no cinema realista contemporâneo. |
Abstract: | This research proposes a study of the spectatorial experience involved in contemporary cinematic realism. By the concepts of André Bazin on the realist cinema, we want to understand a particular kind of realism, which we call reflective, and that will be discussed in the film Caché, 2005, Michael Haneke. We will see that in this movie the image allows the viewer to rethink what you are seeing. That happens because of the emotional experience involved in the perceptual process. Thus, such way to understand the realism will be analyzed from the perspective of the time-image of the philosopher Gilles Deleuze in his studies on cinema. Searching with this, a link between the notion of affection with the thought in beholder of the movie. To this end, we point out key aspects of current theories of affectivity in the research of cinema, like Anne Rutherford, Brigitte Peucker and Vivian Sobchack. Therefore, this study seeks to understand the experience of affection, as well as reflective experience in contemporary realist cinema. |
Palavras-chave: | Comunicação Cinema Realismo Afeto Estética Communication Cinema Realism Affect Aesthetics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1912 |
Data do documento: | 12-Mar-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.