Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19090
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
amandaglatzlgeheim.pdf6.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Alfabetização de crianças com dislexia: a produção de um jogo didático para o desenvolvimento da consciência fonológica
Author: Geheim, Amanda Glatzl
First Advisor: Rocha, Juliano Guerra
Referee Member: Bellotti, Andreia Alvim
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar quais estratégias pedagógicas são recomendadas para a alfabetização de crianças com dislexia, sugerindo a criação de um jogo didático para contribuir nesse processo. Por meio de uma revisão de literatura, o Trabalho de Conclusão de Curso discutiu o conceito de dislexia e os procedimentos para seu diagnóstico. Em seguida, apresentou um levantamento sobre as pesquisas relacionadas à alfabetização desse público e à atuação do alfabetizador. Dentre os encaminhamentos metodológicos abordados, verificou-se que os estudos indicavam intervenções focadas no desenvolvimento da consciência fonológica. Com base nessa fundamentação teórica, especialmente nos trabalhos de Artur Gomes de Morais, foi elaborado o jogo “Trilha da Sílaba Inicial”, voltado ao nível da consciência silábica. O estudo buscou, assim, contribuir para a formação de professores alfabetizadores e a implementação de metodologias que atendessem às necessidades de estudantes com dislexia, promovendo seu desenvolvimento integral por meio de práticas pedagógicas acessíveis.
Abstract: -
Keywords: Alfabetização
Dislexia
Jogos de consciência fonológica
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19090
Issue Date: 12-Mar-2025
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons