https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19087
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
brunagoncalvesdesouza.pdf | PDF/A | 19.84 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Correndo atrás do prejuízo: a trajetória acadêmica de mulheres negras na pós-graduação e a urgência de uma universidade pública para além da política de cotas |
Author: | Souza, Bruna Gonçalves de |
First Advisor: | Esther, Angelo Brigato |
Referee Member: | Lage, Mariana Luisa da Costa |
Referee Member: | Furtado, Elisângela Prado |
Resumo: | A partir da noção de que são atribuídos o silêncio, papéis inferiores em sociedade e a invisibilização às mulheres negras, procuro olhar para a universidade como um ambiente interseccional. Dessa forma, estabeleço que o objetivo principal do meu trabalho está centrado na identificação e caracterização de estratégias individuais e coletivas de mulheres negras contra o machismo e o racismo institucionais presentes no âmbito universitário. As participantes foram 15 mulheres e negras, respeitando o emprego da interseccionalidade, assim como devem cursar uma pós-graduação stricto sensu em uma universidade pública. Assim, observo como suas estratégias, quando aliadas à trajetória acadêmica, influenciam em sua permanência e conclusão na pós-graduação. A metodologia utilizada possui forte ligação com o discurso, já que é através dele que são produzidas e reproduzidas relações desiguais de poder e de dominação. Por conseguinte, opto por uma abordagem feminista negra, com a qual interpreto dados por meio das entrevistas de história oral, que analiso a partir da análise de discurso. Os resultados alcançados contribuem para a discussão para além de políticas de reserva de vagas, interseccionalidade e para uma universidade mais aberta, além de proporcionar escuta e melhores condições de acesso, permanência e conclusão da pós-graduação para tal coletivo. |
Abstract: | Grounded in the understanding that black women are often subjected to silencing, subordination, and invisibility, this study examines the university as an intersectional space. The primary objective is to identify and characterize both individual and collective strategies employed by black women to confront institutional manifestations of sexism and racism within higher education. The study involved 15 black women enrolled in stricto sensu graduate programs at public universities, selected in accordance with an intersectional framework. The research explores how their strategies, when articulated with their academic trajectories, influence their retention and successful completion of graduate studies. Methodologically, the study is anchored in discourse, understood as a vehicle through which unequal power relations and systems of domination are constructed and maintained. A black feminist approach guides the analysis, with data collected through oral history interviews and examined using discourse analysis. The findings contribute to broader debates on affirmative action policies, intersectionality, and the transformation of the university into a more inclusive and equitable space, while also highlighting the importance of listening to and supporting the access, retention, and success of black women in graduate education. |
Keywords: | Mulheres negras Pós-graduação. Interseccionalidade Ações afirmativas História oral Black women Graduate education Intersectionality Affirmative action Oral history |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Program: | Mestrado Acadêmico em Administração |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19087 |
Issue Date: | 14-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Administração (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License