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dc.contributor.advisor1Musse, Christina Ferraz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736151077996505pt_BR
dc.contributor.referee1Jardim, Fernando Perlatto Bom-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Letícia Perani-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2564650639840897pt_BR
dc.contributor.referee3Monteiro, Alessandra Cristina da Silva Maia Cardoso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2760935870224920pt_BR
dc.creatorPortela, Igor da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7612699395698138pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-24T11:55:42Z-
dc.date.available2025-07-23-
dc.date.available2025-07-24T11:55:42Z-
dc.date.issued2025-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19081-
dc.description.abstractThe proposal of our master's thesis is to think about, study, analyze, and communicate History through video games, investigating the specificities of the medium and interpreting its historical narratives and representations, as well as exploring the possibilities, potentials, impacts, challenges, and dilemmas related to the idea of knowing, learning, thinking, and debating History while playing video games. The theoretical foundation of the research follows the Game Studies field, also incorporating references from historians and communication theorists to examine games from an academic perspective and as a communicative medium for transmitting scientific knowledge through their multiple narrative forms. Therefore, one of the key themes to be explored throughout the thesis is immersion in open-world games and how the player engages with the simulated representation of a different historical period. In this way, we will discuss the role of video games in society and their potential cultural impacts, in the construction of language, and in the dissemination of historical narratives. After this theoretical approach, we conduct a case study of the game Assassin's Creed Mirage (Ubisoft, 2023), set in 9th-century Baghdad, then the capital of the Islamic empire, within a historically significant context for scientific methods and the social, cultural, political, and artistic developments across the world.pt_BR
dc.description.resumoA proposta da nossa dissertação de mestrado é pensar, estudar, analisar e comunicar a História através dos jogos eletrônicos, investigando as especificidades do objeto e interpretando suas narrativas e representações históricas, bem como possibilidades, potências, impactos, desafios e dilemas sobre a ideia de conhecer, aprender, pensar e debater a História jogando videogame. O fundamento teórico da pesquisa segue a linha do campo de pesquisa Game Studies, reunindo também referências de historiadores e teóricos da Comunicação para trabalhar com os games sob uma ótica acadêmica e como meio comunicativo de transmitir conhecimentos científicos através de suas múltiplas formas de narrativas. Logo, um dos temas a ser bastante explorado durante o trabalho é sobre a imersão em jogos de mundo aberto e como o jogador se envolve com a representação simulada de uma outra época do passado. Com isso, discutiremos o papel dos games na sociedade e seus possíveis impactos culturais, na construção de linguagem e na difusão de narrativas históricas. Após toda essa abordagem teórica, realizamos um estudo de caso do jogo Assassin´s Creed Mirage (Ubisoft, 2023), ambientado na Bagdá do século IX, então capital do império islâmico, dentro de um contexto histórico relevante para o método científico e de desencadeamentos sociais, culturais, políticos e artísticos pelo mundo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectFlâneurpt_BR
dc.subjectImersãopt_BR
dc.subjectAssassin´s Creedpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectFlaneurpt_BR
dc.subjectImmersionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleImersão, narrativas e representações históricas no videogame: reconstruindo uma cidade morta: a flânerie por Bagdá do século IXpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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