Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19047
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
izabelcristinadesousa.pdfPDF/A3.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Riani, Frederico Augusto D’Avila-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Sanabio, Marcos Tanure-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Vilardi, Luisa Gomes de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSousa, Izabel Cristina de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-17T11:05:42Z-
dc.date.available2025-07-17-
dc.date.available2025-07-17T11:05:42Z-
dc.date.issued2025-03-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19047-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Program in Public Education Management and Evaluation (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Evaluation (CAEd) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The research focused on the Integrated Education Management (GIDE) methodology and initially aimed to investigate the role of the multipliers responsible for its implementation in the Regional Education Superintendencies (SREs) of the State Department of Education of Minas Gerais (SEE-MG). However, during the analysis, a deficient monitoring flow regarding the actions of these professionals was identified. Consequently, the study shifted its focus to the monitoring carried out by SEE-MG regarding the performance of the multipliers, seeking to understand how this monitoring influences their practices and how it can be improved to strengthen the implementation of the policy. The research, of a qualitative nature, uses document analysis and semi-structured interviews to explore concepts related to the Policy Cycle, middle-level bureaucracy, leadership, and monitoring. The research findings indicate that the absence of monitoring with institutional indicators, coupled with a lack of structured monitoring flow by SEE-MG, affects the uniformity of practices across SREs, leading to variations in the policy's effectiveness. Based on these results, an Educational Action Plan (PAE) is proposed to strengthen the monitoring of the multipliers' performance. It is expected that the proposed guidelines will contribute to improving the monitoring of this policy and serve as a reference for other educational initiatives facing similar challenges in managing and monitoring their implementing agents.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa teve como objeto a metodologia Gestão Integrada da Educação (GIDE) e, inicialmente, buscava investigar a atuação dos multiplicadores responsáveis pela sua implementação nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). No entanto, ao longo da análise, verificou-se um fluxo de monitoramento insuficiente em relação à atuação desses profissionais. Dessa forma, o estudo passou a focar o acompanhamento realizado pela SEE-MG sobre a atuação dos multiplicadores, buscando compreender como esse monitoramento pode influenciar suas práticas e como pode ser aprimorado para fortalecer a implementação da política. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza análise documental e entrevistas semiestruturadas para explorar os conceitos relacionados ao Ciclo de Políticas, burocracia de médio escalão, liderança e monitoramento. Os achados da pesquisa indicam que a ausência de um monitoramento com indicadores relacionados às questões institucionais e de um fluxo de monitoramento estruturado pela SEE-MG, impacta a uniformização das práticas entre as SREs, gerando variações na efetividade da política. Com base nesses resultados, propõe-se um Plano de Ação Educacional (PAE) voltado ao fortalecimento do monitoramento da atuação dos multiplicadores. Espera-se que as diretrizes propostas possam contribuir para a melhoria do acompanhamento dessa política e servir de referência para outras iniciativas educacionais que enfrentam desafios semelhantes na gestão e monitoramento de seus agentes implementadores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImplementaçãopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectGestão integrada da educação (GIDE)pt_BR
dc.subjectMonitoramentopt_BR
dc.subjectIntegrated education management (GIDE)pt_BR
dc.subjectPolicy cyclept_BR
dc.subjectMonitoringpt_BR
dc.subjectLeadershippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleImplementação da política pública Gestão Integrada da Educação na Rede de Educação de MG: monitoramento realizado pela SEE-MG quanto à atuação dos multiplicadorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons