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dc.contributor.advisor1Oliveira Junior, Luiz Carlos Gonçalves de-
dc.contributor.advisor1Lattesttp://lattes.cnpq.br/6985782589830684pt_BR
dc.contributor.referee1Mello, Cecília Antakly de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3687624698570009pt_BR
dc.contributor.referee2Bertagna, Letícia de Alencar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6996867452474939pt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Sergio José Puccini-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4655183042367576pt_BR
dc.creatorFernandes, Júlia Guimarães da Gama-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0819284895535926pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-08T15:45:28Z-
dc.date.available2025-07-08-
dc.date.available2025-07-08T15:45:28Z-
dc.date.issued2025-03-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19007-
dc.description.abstractQue peuvent avoir en commun le langage cinématographique et la poésie haïku ? Comment l’image photographique peut-elle se retrouver dans ce que propose cette tradition littéraire ? Et, dans ce cas, par quels moyens peut-on discuter du sens de ces images ? Partant de ces questions, avec l'intention de rapprocher les expressions artistiques et de développer un essai qui unit la pensée conceptuelle du haïku aux développements esthétiques de l'image, je propose une investigation qui s'intéresse à la manière dont les signes japonais, idéogrammes à leur origine, dialoguent avec la construction de la pensée imagétique du cinéma. À partir des œuvres du cinéaste iranien Abbas Kiarostami, et plus particulièrement de son dernier film, 24 frames (2017), j’analyse le développement de la photographie et de la vidéo dans les dynamiques visuelles d'images contemporaines et je reviens à l'écriture du haïku pour réfléchir comment le rapprochement entre le sujet et le monde, entre le soi et la nature, constituent également le film de Kiarostami.pt_BR
dc.description.resumoO que a linguagem cinematográfica e a poesia haicai poderiam ter em comum? Como a imagem fotográfica pode se ver no que essa tradição literária propõe? E, neste caso, a partir de quais meios se pode discutir sobre o significado dessas imagens? Partindo dessas indagações, na intenção de aproximar as expressões artísticas e elaborar um ensaio que una o pensamento conceitual do haicai com os desdobramentos estéticos da imagem, proponho uma investigação que se debruce sobre a forma como os signos japoneses, ideogramas em sua origem, dialogam com a construção do pensamento imagético do cinema. A partir das obras do cineasta iraniano Abbas Kiarostami, e mais especificamente a partir de seu último filme, 24 frames (2017), disserto sobre o desenvolvimento da fotografia e do vídeo nas dinâmicas imagéticas do contemporâneo e retorno à escrita do haicai para pensar como a aproximação entre sujeito e mundo, entre o eu e a natureza, também constituem o filme de Kiarostami.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagem cinematográficapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectHaicaipt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectAbbas Kiarostamipt_BR
dc.subjectLangage cinématographiquept_BR
dc.subjectPhotographiept_BR
dc.subjectHaïkupt_BR
dc.subjectL’imagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleAqui no mundo, a vida e nada mais: a consagração do instante em 24 frames, de Abbas Kiarostami, e as formas de aparição na linguagem cinematográfica e na escrita do haicai japonêspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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