Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19005
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
elisiamariapereiradosanjos.pdfPDF/A2.35 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: O papel da equipe pedagógica da superintendência regional de ensino de Almenara na melhoria da aprendizagem dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental: uma análise das ações
Author: Anjos, Elísia Maria Pereira dos
First Advisor: Silva, Hilda Aparecida Linhares da
Referee Member: Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Referee Member: Goulart, Janaina Moreira de Oliveira
Resumo: A presente dissertação analisa ações da equipe pedagógica da Superintendência Regional de Ensino de Almenara, sendo a questão que a norteia: qual o papel da equipe pedagógica da SRE Almenara na melhoria da aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental nas escolas estaduais da jurisdição? O objetivo geral é compreender as ações da equipe pedagógica da SRE Almenara para o acompanhamento sistemático dos programas implantados pela SEE e das ações realizadas pelas escolas para melhoria da aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: descrever a estrutura da SRE, identificando as ações pedagógicas de acompanhamento e do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental; analisar as ações de acompanhamento realizadas pela equipe pedagógica, identificando os pontos fortes e as dificuldades enfrentadas; e propor um plano de ação pautado nas evidências do caso de gestão e no resultado das análises das ações pedagógicas da SRE. A pesquisa adota uma abordagem teórica baseada nas contribuições de Young (2002), Roldão e Almeida (2018), Leite (2000), que discutem sobre currículo; Bauer (2020), Blasis (2013), Fontanive (2013), Bonamino e Sousa (2012) e Silva (2019), que trazem considerações sobre avaliações internas e externas; e Weiss (2002), que discorre sobre monitoramento dos programas. Para a construção deste trabalho utilizamos a metodologia qualitativa, com pesquisa documental, bibliográfica e de campo, com aplicação de entrevista semiestruturada. A partir da coleta de evidências, constatamos que a equipe pedagógica é responsável pelo acompanhamento de inúmeros programas implantados pela SEE e encontra dificuldades em cumprir as ações do planejamento anual devido às demandas advindas da SEE, ao excesso de burocracia com o preenchimento de formulários e planilhas, à falta de recursos financeiros e meios para a realização de visitas técnicas às escolas. O Plano de Ação Educacional (PAE) foi elaborado com estratégias para retorno da pesquisa à equipe; reorganização da equipe; estruturação de um plano de ação semestral; proposta de realocação de recursos financeiros e elaboração de instrumentos de acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Abstract: The present dissertation analyzes the actions of the pedagogical team of the Regional Education Superintendence of Almenara, and its guiding question is: what is the role of the pedagogical team of SRE Almenara in improving the learning of students in the final years of Elementary School in state schools under its jurisdiction? The general objective is to understand the actions of the pedagogical team of SRE Almenara for the systematic monitoring of the programs implemented by the State Department of Education and the actions carried out by schools to improve the learning of students in the final years of Elementary School. The specific objectives are: to describe the structure of SRE, identifying the pedagogical actions of monitoring and development of the learning of students in the final years of Elementary School; to analyze the monitoring actions carried out by the pedagogical team, identifying the strengths and difficulties faced; and to propose an action plan based on the evidence of the management case and the results of the analyses of the pedagogical actions of SRE. The research adopts a theoretical approach based on the contributions of Young (2002), Roldão and Almeida (2018), Leite (2000), who discuss curriculum; Bauer (2020), Blasis (2013), Fontanive (2013), Bonamino and Sousa (2012) and Silva (2019), who bring considerations about internal and external evaluations; and Weiss (2002), who discusses program monitoring. To construct this work, we used the qualitative methodology, with documentary, bibliographic and field research, with the application of semi-structured interviews and conversation circles. From the collection of evidence, we found that the pedagogical team is responsible for monitoring numerous programs implemented by the SEE and finds difficult to fulfill the actions of the annual planning due to the demands coming from the SEE, excessive bureaucracy with filling out forms and spreadsheets, lack of financial resources and means to carry out technical visits to schools. The Educational Action Plan (PAE) was prepared with strategies for feedback of research to the team; reorganizing the team; structuring a biannual action plan to guide the pedagogical team; proposing the reallocation of financial resources; and developing instruments to monitor the development of students learning.
Keywords: Currículo
Avaliação
Monitoramento
Superintendência regional de ensino de Almenara
Curriculum
Assessment
Monitoring
Regional education superintendence of Almenara
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19005
Issue Date: 24-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons