Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18993
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
danielarochasilva.pdfPDF/A4.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Construindo pontes entre escola e família: desafios e estratégias na gestão da participação familiar na experiência educacional dos alunos da Escola Estadual Monsenhor Gustavo
Autor(es): Silva, Daniela Rocha
Primeiro Orientador: Alcântara, Edna Rezende Silveira de
Membro da banca: Burgos, Marcelo Tadeu Baumann
Membro da banca: Calxeta, Ana Paula Aparecida
Resumo: A relação entre família e escola é essencial para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, pois a família, como primeira instituição social, exerce grande influência sobre os valores e a bagagem sociocultural que uma criança leva para a escola. Este estudo tem como objetivo geral descrever e analisar as possíveis causas da não participação dos pais no cotidiano escolar dos alunos da Escola Estadual Monsenhor Gustavo (EEMG), a fim de propor ações gestoras e pedagógicas que visem estreitar e aprimorar o envolvimento das famílias dos estudantes na experiência educacional de seus filhos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando análise de documentos, revisão de literatura, questionários e entrevistas com alunos, pais, professores e gestores da escola. Fundamentada em autores como Vitor Paro, Marcelo Burgos, Laura Rossi, Roseli Cavalcanti, Jane Margareth Castro e Marilza Regattieri, a pesquisa explora a gestão democrática e a cooperação entre família e escola, destacando a responsabilidade compartilhada na educação. Os resultados evidenciam que, apesar das intenções de envolver as famílias descritas nos documentos da escola, como o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Regimento Escolar, a participação das famílias na escola ainda é insuficiente, especialmente nas reuniões bimestrais e nos espaços de gestão democrática. Em resposta a esses desafios, foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE), que inclui propostas como a criação de canais de comunicação digital, a realização de eventos de sensibilização para destacar a importância da participação familiar, e o fortalecimento da presença dos pais nos órgãos de gestão escolar, como o Colegiado Escolar. A implementação dessas ações visa não apenas aumentar a participação das famílias, mas também criar um ambiente educacional mais inclusivo, colaborativo e eficaz, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos e para o fortalecimento da parceria entre escola e comunidade.
Abstract: The relationship between family and school is essential for students’ development and learning, as the family, being the first social institution, exerts a significant influence on the values and sociocultural background that a child brings into the school environment. This study aims to describe and analyze the possible causes of the lack of parental involvement in the daily life of students at Monsenhor Gustavo State School (“Escola Estadual Monsenhor Gustavo, EEMG”) with the goal of proposing managerial and pedagogical actions to strengthen and improve the engagement of families in their children’s educational experience. Adopting a qualitative approach, the research draws on document analysis, literature review, questionnaires, and interviews with students, parents, teachers, and school administrators. Grounded in the works of scholars such as Vitor Paro, Marcelo Burgos, Laura Rossi, Roseli Cavalcanti, Jane Margareth Castro, and Marilza Regattieri, the study explores democratic school management and the collaboration between family and school, highlighting the shared responsibility in the educational process. The findings reveal that, despite the school’s documented intentions to foster family involvement—as expressed in documents such as the PoliticalPedagogical Project ("Projeto Político Pedagógico, PPP”) and the School Statute— family participation remains limited, especially in bimonthly meetings and democratic management spaces. In response to these challenges, an Educational Action Plan (“Plano de Ação Educacional, PAE”) was developed, including proposals such as creating digital communication channels, organizing awareness events to emphasize the importance of family engagement, and reinforcing parental presence in school governance bodies such as the School Board. The implementation of these actions seeks not only to enhance family participation but also to foster a more inclusive, collaborative, and effective educational environment, contributing to students’ holistic development and to the strengthening of the partnership between school and community.
Palavras-chave: Família
Escola
Cooperação
Escola Estadual Monsenhor Gustavo
Family
School
Cooperation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18993
Data do documento: 14-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons