Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18992
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alexandrevieirarios.pdfPDF/A6.42 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira, Reinaldo Duque Brasil Landulfo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3921911954661634pt_BR
dc.contributor.referee1Campos, Renata Bernardes Faria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5599178303238933pt_BR
dc.contributor.referee2Rezende, Maíra Queiroz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8017377615317035pt_BR
dc.creatorRios, Alexandre Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-07T15:52:31Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-07-07T15:52:31Z-
dc.date.issued2025-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18992-
dc.description.abstractConsidering the local knowledge of different populations can enhance the knowledge of students who come from ancestral teaching spaces. Various researchers have set out to carry out this discussion by proposing and analyzing a variety of educational methods. This study sought to build and evaluate an investigative and participatory teaching-learning proposal for teaching biology in the Quilombola Territory of Ouro Verde de Minas, through the interfaces between ethnobiology and agroecology. With this in mind, two didactic sequences were developed covering Ecology, Biodiversity and Botany, based on dialog between the school and the quilombola communities. In this logic, local knowledge contributed to energizing the school-student-community relationship. After a literature review and quantitative and qualitative studies, participatory and investigative teaching methodologies were used through two didactic sequences, with the aim of contributing to the biology teaching-learning process and aligning family and community spaces with the school space. Based on the activities assigned, the students sought out local ecological knowledge about the fields of Biological Diversity, Botany and Ecology from their communities. Based on this local knowledge, they worked on theoretical and academic knowledge of biology. Finally, the work showed that it is possible to contribute to strengthening the teaching-learning process in Ecology, Botany and Biodiversity through the interfaces between Agroecology and Ethnobiology in different nonformal teaching spaces, which here we can call ancestral teaching spaces, such as vegetable gardens, backyards, gardens and other family and community environments in the quilombola territory.pt_BR
dc.description.resumoConsiderar os conhecimentos locais das diversas populações, pode valorizar os saberes dos estudantes que vêm dos espaços ancestrais de ensino. Diversos pesquisadores se propõem a realizar essa discussão a partir da proposição e análise de uma variedade de métodos educacionais. O presente trabalho buscou construir e avaliar uma proposta de ensinoaprendizagem investigativa e participativa para o ensino de Biologia no Território Quilombola em Ouro Verde de Minas, através das interfaces entre Etnobiologia e Agroecologia. Nessa conjectura, foram desenvolvidas duas sequências didáticas abordando os conteúdos de Ecologia, Biodiversidade e Botânica, a partir do diálogo entre a escola e as comunidades quilombolas. Nessa lógica, os saberes locais contribuíram para dinamizar a relação escola - estudante - comunidade. Após revisão bibliográfica, e dos estudos quanti-qualitativos, foram trabalhadas metodologias de ensino participativas e investigativas através de duas sequências didáticas, visando contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de biologia e alinhamento dos espaços familiares e comunitários com o espaço escolar. A partir das atividades designadas, os estudantes buscaram junto às suas comunidades, conhecimentos ecológicos locais sobre os campos de estudos da Diversidade Biológica, Botânica e da Ecologia. Partindo desses conhecimentos locais, foram trabalhados os conhecimentos teóricos e acadêmicos da biologia. Por fim, o trabalho mostrou que é possível contribuir para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem em Ecologia, Botânica e Biodiversidade através das interfaces entre Agroecologia e Etnobiologia em diferentes espaços não formais de ensino, que aqui podemos chamar de espaços ancestrais de ensino, como as hortas, quintais, roças e outros ambientes familiares e comunitários do território quilombola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectEtnobiologiapt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade x transdisciplinaridadept_BR
dc.subjectResearch-based teachingpt_BR
dc.subjectEthnobiologypt_BR
dc.subjectAgroecologypt_BR
dc.subjectInterdisciplinarity x transdisciplinaritypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleInterfaces entre agroecologia e etnobiologia para o ensino de biologia no território quilombola de Ouro Verde de Minaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons