Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18971
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
julialuizabentopereira.pdfPDF/A3.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: E se estivéssemos em palimpsesto de putas? Um estudo sobre putafeminismo e trabalho sexual na autoria feminina contemporânea
Author: 2024, Julia Luiza Bento
First Advisor: Carrizo, Silvina Liliana
Referee Member: Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues
Referee Member: Figueiredo, Eurídice
Referee Member: Pasini, Elisiane
Referee Member: Borges, Luciana
Resumo: A presente tese propõe um diálogo com autoras contemporâneas que abordaram o trabalho sexual de forma autobiográfica em seus livros: Putafeminista (2018), de Monique Prada; E se eu fosse puta (2016; 2018), de Amara Moira; O prazer é todo nosso (2014; 2015), de Lola Benvenutti; Eu, mulher da vida (1992) e Filha, mãe, avó e puta (2009), de Gabriela Leite; e Puta autobiografia (2022; 2023) de Lourdes Barreto. É, a priori, intenção dessa pesquisa tratar as publicações para além de objetos de estudo, veículos políticos nos quais prostitutas – figuras historicamente estigmatizadas e silenciadas – contam a própria história, salvaguardando estreitas relações – implícita ou explicitamente – com o movimento putafeminista. Para tanto, o livro de Monique Prada (2018), homônimo à manifestação em questão, será tomado como corpus fundamental, corroborando as análises, uma vez que representa uma reivindicação – teoricamente embasada – acerca das pautas sobre o exercício da prostituição no Brasil. Buscase, nesse sentido, empreender uma leitura comparativa de narrativas de trabalhadoras sexuais brasileiras no intuito de perceber de que forma problematizam o trabalho sexual – vivenciado e tratado pelas autoras sob vieses coletivos e individuais – e as relações deste com o ser, a escrita e o corpo. Assim sendo, apontamos Performatividades do ser, realizando uma breve discussão histórica sobre gênero, feminismo e estigma; em sequência, Performatividades da escrita, abordando questões concernetes às escritas de si e tessituras paratextuais das obras; e, finalmente, Performatividades do corpo, debatendo a respeito dos corpos que importam – pensando o corpo da trabalhadora sexual como corpo político –, bem como acerca de identidade e putafeminismo. Busca-se entender tais percursos e estratégias com o fito de demonstrar que o fazer autobiográfico permite a iniciação/inserção literária daquelas que, por muito tempo foram negligenciadas enquanto indivíduas. Nota-se que, ao trazerem à pauta o trabalho sexual, confrontando o discurso patriarcal, tais autoras reivindicam a autonomia da mulher nesse e nos demais espaços sociais, reiterando o caráter formador e transformador da literatura. Assim, as redes que buscam estabelecer, por meio das narrativas antiautobiográficas, inscrevem-nas no campo literário.
Abstract: This thesis proposes a dialogue with contemporary authors who approached sex work in an autobiographical way in their books: Putafeminista (2018), by Monique Prada; E se eu fosse puta (2016; 2018), by Amara Moira; O prazer é todo nosso (2014; 2015), by Lola Benvenutti; Eu, mulher da vida (1992) and Filha , mãe, avó e puta (2009), by Gabriela Leite; and Puta autobiografia (2022; 2023) by Lourdes Barreto. The primary intention of this work is to view these texts not merely as objects of study, but as political vehicles through which prostitutes – historically stigmatized and silenced figures – tell their own stories, maintain close connections – either implicitly or explicitly – with the putafeminista movement. To this end, the book by Monique Prada (2018), homonymous to the manifestation in question, will be taken as a fundamental corpus for this research. It serves as a theoretically grounded claim concerning the guidelines on the practice of prostitution in Brazil, corroborating the analyses, as it represents a claim – theoretically based – regarding the guidelines on the exercise of prostitution in Brazil In this context, we aim to conduct a comparative analysis of publications by Brazilian sex workers in order to understand how their narratives problematize sexual work – experienced and treated by the authors under collective and individual biases – and its relations with the identity, writing and body. In this perspective, we point out Performativities of being, carrying out a brief historical discussion about gender, feminism and stigma; in sequence, Performativities of writing, addressing questions about self-writing and the paratextual textures of the books; and, finally, Performativities of the body, debating about the concept of bodies that matter – considering the sex worker's body as a political body – as well as identity and putafeminism. We seek to understand such paths and strategies with the aim of demonstrating that autobiographical writing allows the literary initiation/insertion of those who, for a long time, were neglected as individuals. It is noted that, by bringing prostitution to the agenda, confronting patriarchal discourse, these authors claim women's autonomy in this and other social spaces, reiterating the formative and transformative character of literature. Thus, the networks that seek to establish, through narrativas antiautobiográficas, inscribe them in the literary field.
Keywords: Putafeminismo
Antiautobiografia
Trabalho sexual
Corpo
Sex work
Body
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18971
Issue Date: 25-Sep-2024
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons