Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18970
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
roseaneferreiramedina.pdfPDF/A2.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Sequência didática baseada na aprendizagem significativa para a abordagem sobre alimentos cotidianos que são utilizados pelo nosso metabolismo energético
Author: Medina, Roseane Ferreira
First Advisor: Silva, Maísa
Referee Member: Antunes, Michelle Bueno de Moura Pereira
Referee Member: Pádua, Bruno da Cruz
Resumo: O ensino sobre o metabolismo energético no ensino médio muitas vezes é considerado complexo e de difícil entendimento, pois envolve conhecimentos sobre biologia e química e utiliza termos não usuais na rotina dos alunos. Este trabalho teve como objetivo aplicar uma sequência didática baseada na unidade de ensino potencialmente significativa, sendo um tipo de metodologia ativa, em que o aluno relaciona situações do seu dia a dia com o metabolismo energético. Neste tipo de metodologia o aluno faz parte do processo ensino aprendizagem, sendo protagonista em suas descobertas educacionais e o professor deixa de ter o papel principal neste processo. Esta sequência didática foi aplicada a alunos do terceiro ano da educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio da Escola Estadual Pedro Ribeiro Cavalcante Filho em Governador Valadares, MG. O método utilizado foi aplicado em 8 etapas, em que a primeira foi a definição do tópico abordado. Nas etapas seguintes houve a aplicação da sequência didática com aulas experimentais utilizando de laboratório de ciências e informática. Na última etapa da unidade de ensino potencialmente significativa ocorreu avaliada de forma integral. Com esta sequência didática foi possível verificar que o entendimento dos conceitos básicos relacionados ao metabolismo energético foi potencializado. Os alunos foram avaliados de forma individual e também de forma coletiva quando as tarefas foram realizadas em grupo. De maneira qualitativa, o resultado foi satisfatório, pois os alunos participaram de toda a sequência, questionando e opinando a cada descoberta. Na avaliação quantitativa, as médias e desvios padrões das notas para os mapas conceituais iniciais e finais foram 38,78 ± 19,74 e 73,46 ± 23,94, respectivamente, com valor de p < 0,001. Podemos concluir que esta sequência didática contribuiu para a melhora da compreensão dos alunos sobre o metabolismo energético, porém observamos que este tipo de sequência didática demandou uma disponibilidade de aula grande para a sua aplicação, sendo indicado para melhora do aprendizado de assuntos considerados complexos pelos alunos.
Abstract: Teaching about energy metabolism in high school is often considered complex and difficult to understand, as it involves knowledge about biology and chemistry and uses terms that are not common in students' routine. This study aimed to apply a didactic sequence based on the potentially significant teaching unit, which is a type of active methodology, in which the student relates situations from their daily lives with energy metabolism. In this type of methodology, the student is part of the teaching-learning process, being the protagonist in their educational discoveries, and the teacher no longer has the main role in this process. This didactic sequence was applied to third-year students of the Youth and Adult Education program at the Pedro Ribeiro Cavalcante Filho State School in Governador Valadares, MG. The method used was applied in 8 stages, the first of which was the definition of the topic to be addressed. In the following stages, the didactic sequence was applied with experimental classes using a science and computer lab. In the last stage of the potentially significant teaching unit, it was evaluated in a comprehensive manner. With this didactic sequence, it was possible to verify that the understanding of the basic concepts related to energy metabolism was enhanced. The students were assessed individually and also collectively when the tasks were performed in groups. Qualitatively, the result was satisfactory, as the students participated in the entire sequence, questioning and giving their opinions on each discovery. In the quantitative assessment, the means and standard deviations of the scores for the initial and final conceptual maps were 38.78 ± 19.74 and 73.46 ± 23.94, respectively, with a p-value < 0.001. We can conclude that this didactic sequence contributed to improving the students' understanding of energy metabolism, however we observed that this type of didactic sequence required a large class availability for its application, being indicated to improve the learning of subjects considered complex by the students.
Keywords: Metabolismo
Sequência didática
Ensino de biologia
Unidade de ensino potencialmente significativa
Metabolism
Didactic sequence
Biology teaching
Potentially significant teaching unit
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Program: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18970
Issue Date: 26-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons