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Clase: Dissertação
Título : O gênero multimodal slam poético nas práticas letradas de ensino de língua portuguesa
Autor(es): Filgueiras, Wesley Henrique Avemédio
Orientador: Vieira, Daniela da Silva
Miembros Examinadores: Fonseca, Carolina Alves
Miembros Examinadores: Carmo, Claudio Márcio do
Resumo: Este trabalho, de caráter interventivo, propõe investigar o gênero discursivo slam poético como uma prática multiletrada capaz de favorecer o posicionamento crítico dos alunos diante situações comunicativas diversas, proporcionando um trabalho com Língua Portuguesa em que os aspectos da multimodalidade sejam abordados de forma mais consciente. As atividades do projeto de pesquisa foram realizadas por meio de aulas desenvolvidas em uma escola estadual na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, com adolescentes do nono ano do ensino Fundamental II. A metodologia que norteou esse trabalho foi a pesquisa-ação de Thiollent (1986), a qual buscou um posicionamento ativo tanto dos pesquisadores quanto dos participantes diante dos problemas encontrados, não se limitando à mera coleta de dados. A pesquisa contou com respaldo teórico de estudiosos da educação, da semiótica social há contribuições de Hodge e Kress (1988); Pimenta (2001); da multimodalidade, Kersch, Coscarelli, Cani (2016), Kress e van Leeuwen (2006), Vieira e Silvestre (2015); da gramática do design visual, Almeida (2006), Kress e van Leeuwen (2000) e Novelino (2006); do discurso e dos letramentos sociais, Rojo e Moura (2012); Gualberto; Pimenta; Santos (2018); Kleiman e Sito (2016) e Street (2014). Os resultados da pesquisa apontam que o slam poético não apenas aprimorou as habilidades linguísticas e comunicativas dos alunos, mas também se mostrou um instrumento de transformação social e pedagógica. Ao trabalharem com temas sensíveis e pertinentes, os alunos encontraram no slam um espaço legítimo para expressar suas vivências, inquietações e reivindicações, ampliando seu repertório discursivo e fortalecendo sua identidade enquanto ser humano. Dessa forma, este estudo reforça a importância de práticas pedagógicas multiletradas que priorizem gêneros discursivos multimodais, promovendo uma educação mais produtiva e alinhada às realidades e demandas dos estudantes.
Resumen : This interventionist study aims to contribute to research on the slam discourse genre as a multiliterate practice, enabling students to critically position themselves in various communicative situations and to gain protagonism in their language practices, thus fostering a more effective learning experience in Portuguese. The research project activities were carried out through lessons conducted in a public school in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, with ninth-grade students from Fundamental II education. The methodology that guided this study was Thiollent’s (1986) action research, which sought an active engagement from both researchers and participants in addressing the identified issues, rather than merely collecting data. The research was supported by scholars in the fields of education and social semiotics (Hodge & Kress,1988; Pimenta, 2001); multimodality (Kersch, Coscarelli, Cani, 2016; Kress & van Leeuwen, 2006; Vieira & Silvestre, 2015); visual design grammar (Almeida, 2006; Kress & van Leeuwen, 2000; Novelino, 2006); and discourse and social literacies (Rojo & Moura, 2012; Gualberto, Pimenta & Santos, 2018; Kleiman & Sito, 2016; Street, 2014). The research results indicate that slam poetry not only enhanced students' linguistic and communicative skills but also proved to be an instrument for social and pedagogical transformation. By engaging with sensitive and relevant topics, students found in slam a legitimate space to express their experiences, concerns, and demands, expanding their discursive repertoire and strengthening their identity as individuals. Thus, this study reinforces the importance of multiliterate pedagogical practices that prioritize multimodal discourse genres, promoting a more meaningful education aligned with students’ realities and needs.
Palabras clave : Slam poético
Práticas pedagógicas multiletradas
Gêneros discursivos multimodais
Transformação social
Discurso
Slam poetry
Multiliterate pedagogical practices
Multimodal discourse genres
Social transformation
Discourse
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18967
Fecha de publicación : 24-abr-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



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