https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18962
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
geilsonoliveiradossantos.pdf | PDF/A | 2.17 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Aplicação de sequência didática para o ensino de biotecnologia – transgenia |
Author: | Santos, Geilson Oliveira dos |
First Advisor: | Antunes, Michelle Bueno de Moura Pereira |
Referee Member: | Antunes, João Eustáquio |
Referee Member: | Assis, Fernanda Henrique Lyra de |
Resumo: | Biotecnologia é um tema de grande importância para o Ensino Médio, que busca formar os alunos com um pensamento crítico a respeito das tecnologias científicas modernas. Muitas vezes esse conteúdo é desafiador para os educadores que se deparam com a dificuldade dos alunos em compreender o tema e também a falta de capacitação pedagógica dos professores. Assim, faz-se necessário pensar em novas metodologias como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), que destaquem o protagonismo dos alunos no ensino de Biotecnologia. Na tentativa de aprimorar e facilitar a aprendizagem sobre o conteúdo de Biotecnologia, este trabalho desenvolveu uma sequência didática para o ensino de biotecnologia – transgenia. O trabalho foi desenvolvido com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Frei Marcelino de Milão”, município de Iapu, Minas Gerais. A metodologia foi aplicada com uma roda de conversa sobre tema transgênico, pesquisas bibliográficas sobre o tema e posterior apresentação desse levantamento. Também foi realizada a aplicação de uma atividade lúdica sobre a construção da molécula de DNA e apresentação da plataforma digital (OGM3D). Como método de avaliação, foi apresentado uma exposição através de uma feira de ciências sobre a tecnologia transgênica. Os resultados obtidos mostraram que o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema – Transgênicos- era escasso e superficial. A atividade lúdica trouxe ganhos no aprendizado, já que os alunos conseguiram perceber as alterações fenotípicas após mudanças de códons específicos na molécula de DNA. Por fim, a aplicação da plataforma denominada OGM3D trouxe resultados positivos, quanto ao interesse e a percepção para o desenvolvimento de transgênicos. A feira de ciências permitiu a apresentação da sequência didática proposta e a percepção do conhecimento adquirido pelos funcionários e alunos da escola. Após os resultados obtidos conclui-se que a sequência didática proposta neste estudo pode ser utilizada como modelo no processo educacional, na área de biotecnologia-transgenia. |
Abstract: | Biotechnology is a very important topic for high school students, who seek to educate students to think critically about modern scientific technologies. This content is often challenging for educators who are faced with the difficulty students have in understanding the topic and the lack of pedagogical training of teachers. Therefore, it is necessary to think about new methodologies such as Digital Information and Communication Technologies (TDICs), which emphasize the leading role of students in teaching biotechnology. In an attempt to improve and facilitate learning about biotechnology content, this study developed a didactic sequence for teaching biotechnology – transgenics. The study was developed with 3rd year high school students from the “Frei Marcelino de Milão” State School, in the city of Iapu, Minas Gerais. The methodology was applied with a discussion group on the transgenic topic, bibliographic research on the topic and subsequent presentation of this research. A playful activity on the construction of the DNA molecule and presentation of the digital platform (OGM3D) were also carried out. As an evaluation method, an exhibition was presented through a science fair about transgenic technology. The results obtained showed that the students' prior knowledge about the topic - Transgenics - was scarce and superficial. The playful activity brought gains in learning, since the students were able to perceive the phenotypic changes after changes in specific codons in the DNA molecule. Finally, the application of the platform called OGM3D brought positive results, regarding the interest and perception for the development of transgenics. The science fair allowed the presentation of the proposed didactic sequence and the perception of the knowledge acquired by the school's employees and students. After the results obtained, it is concluded that the didactic sequence proposed in this study can be used as a model in the educational process, in the area of biotechnology-transgenics. |
Keywords: | Biotecnologia Ensino de biologia Plataforma digital Transgenia TDICs Biotechnology Biology teaching Digital platform Transgenics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Program: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18962 |
Issue Date: | 28-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
This item is licensed under a Creative Commons License