Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18954
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
milenadasilvagoncalves.pdfPDF/A1.88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Vieira, Marcel de Toledo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1980385021266418pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Edna Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3036225069737025pt_BR
dc.contributor.referee2Lourenço, Joyce Louback-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5031782796726405pt_BR
dc.creatorGonçalves, Milena da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-23T13:29:53Z-
dc.date.available2025-06-18-
dc.date.available2025-06-23T13:29:53Z-
dc.date.issued2025-04-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18954-
dc.description.abstractThe present study aims to understand the factors associated with low performance in the Portuguese Language section of Proeb among 9th-grade students at "Quinzinho Inácio" State School. The specific objectives are: to describe the "Quinzinho Inácio" State School and its students' performance data in external assessments, particularly Simave/Proeb; to analyze the factors contributing to the low performance of students at this school in recent editions of the Simave/Proeb assessments; and to propose an action plan aimed at developing strategies to improve student performance in external assessments as well as enhancing the teaching-learning process. To achieve this, a literature review was conducted, referencing authors who helped understand the intra- and extra-school factors associated with low performance. This qualitative study was carried out through document analysis and the application of questionnaires to 40 students who participated in external assessments in 2023, as well as interviews with the three Portuguese teachers directly involved in preparing students for these assessments, along with the team of specialists and school management. The weaknesses identified in the school reflect significant challenges in the educational environment. Among them are the low integration of external assessment reports into curricular planning, the predominance of individualized and traditional pedagogical practices, the lack of systematic monitoring by school management, the absence of shared responsibility in the development of skills and competencies, and the lack of clarity regarding the diagnostic nature of external assessments as a basis for interventions. Additionally, weaknesses were observed in interpersonal relationships between teachers and students, as well as limited family and community involvement in school activities. In response, an Educational Action Plan was proposed, featuring initiatives aimed at overcoming the identified challenges. This plan seeks not only to improve external assessment results but, more importantly, to foster meaningful learning, transforming the school into a genuine environment for instruction, training, and skill development.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral compreender os fatores associados ao baixo desempenho em Língua Portuguesa, no Proeb, dos alunos do 9º ano da Escola Estadual “Quinzinho Inácio e como objetivos específicos, descrever a Escola Estadual “Quinzinho Inácio” e os dados de desempenho dos seus alunos nas avaliações externas, especialmente Simave/Proeb; analisar os fatores que estão contribuindo para o baixo desempenho dos estudantes dessa escola nas últimas edições das avaliações do Simave/Proeb e propor um plano de ação visando a elaboração de estratégias para melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações externas bem como promover ações de melhoria no processo ensino-aprendizagem. Assim, foi feita revisão bibliográfica de autores que auxiliaram a compreender os fatores intra e extraescolares associados ao baixo desempenho. A pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolveu-se por meio de análise documental e da aplicação de questionários a 40 alunos que realizaram as avaliações externas em 2023, e entrevistas com os 3 professores de português que trabalham diretamente na preparação dos estudantes para as avaliações externas, com a equipe de especialistas e gestão escolar. As fragilidades encontradas na escola refletem desafios significativos no ambiente educacional. Dentre elas a baixa integração dos relatórios das avaliações externas no planejamento curricular, a predominância de práticas pedagógicas individualizadas e tradicionais, a carência de acompanhamento sistemático pela gestão, a ausência de corresponsabilidade no desenvolvimento de habilidades e competências e a falta de clareza sobre o caráter diagnóstico das avaliações externas para subsidiar intervenções. Além disso, foram notadas fragilidades nas relações interpessoais entre professores e alunos e a pouca participação da família e da comunidade nas atividades escolares. Diante disso, foi proposto um Plano de Ação Educacional com iniciativas direcionadas à superação dos desafios identificados, visando não apenas a melhoria dos resultados nas avaliações externas, mas, principalmente, a promoção de uma aprendizagem significativa, buscando transformar a escola em um ambiente genuíno de instrução, formação e desenvolvimento de habilidades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBaixo desempenhopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subjectLow performancept_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectEducational indicatorspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFatores associados ao baixo desempenho no Proeb (Língua Portuguesa) dos alunos dos anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual “Quinzinho Inácio”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons