Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18946
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Tipo: Dissertação
Título: Traço de atenção plena e características associadas em crianças e adolescentes: adaptação transcultural e indícios de validade do inventário de mindfulness para crianças e adolescentes
Autor(es): Ladeira, Clara Effgen
Primeiro Orientador: Andrade, Nara Côrtes
Membro da banca: Lourenço, Lelío Moura
Membro da banca: Carvalho, Chrissie Ferreira de
Resumo: O conceito de atenção plena (mindfulness), com raízes em práticas contemplativas orientais, consolidou-se como um construto essencial na psicologia ocidental, devido aos benefícios comprovados para a saúde mental, particularmente na regulação emocional e funções executivas. No entanto, no Brasil, pesquisas sobre esse construto em crianças e adolescentes, bem como instrumentos psicométricos validados, ainda são escassos. Diante dessa lacuna, este estudo teve como objetivo realizar a adaptação transcultural e reunir evidências de validade do Mindfulness Inventory for Children and Adolescents (MICA) para a população brasileira de 8 a 18 anos. O processo de adaptação seguiu as diretrizes do ITC Guidelines for Translating and Adapting Tests (versão 2.4), incluindo tradução, retrotradução, análise semântica e validação psicométrica. Para a análise da tradução e retrotradução, um comitê de seis especialistas foi formado, enquanto a validação preliminar contou com 231 crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas de Juiz de Fora - MG. Além do MICA, foram utilizados instrumentos como o Perceived Stress Scale for Children (PSS-C), Emotion Regulation Checklist (ERC) e Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ), para avaliar a validade convergente e discriminante do traço de atenção plena. Os dados foram analisados por meio de análises fatoriais exploratórias e confirmatórias, além da avaliação da consistência interna do instrumento. As evidências de validade convergente e discriminante foram obtidas por meio da análise das correlações entre o instrumento em estudo e escalas que avaliam construtos teórica e empiricamente relacionados e não relacionados. Os resultados indicam que o MICA-PTBR apresenta evidências de validade estrutural, convergente e discriminante, além de boa aceitação na análise semântica. Contudo, a revisão de alguns itens fatoriais é necessária para aprimorar sua consistência interna e adequação do modelo. O estudo contribui para a psicologia no Brasil, oferecendo uma nova ferramenta psicométrica para pesquisas e intervenções clínicas ou educacionais entre crianças e adolescentes.
Abstract: The concept of mindfulness, with roots in Eastern contemplative practices, has established itself as an essential construct in Western psychology due to its proven benefits for mental health, particularly in emotional regulation and executive functions. However, in Brazil, research on this construct in children and adolescents, as well as validated psychometric instruments, is still scarce. Given this gap, this study aimed to conduct the cross-cultural adaptation and gather validity evidence for the Mindfulness Inventory for Children and Adolescents (MICA) for the Brazilian population aged 8 to 18 years. The adaptation process followed the guidelines of the ITC Guidelines for Translating and Adapting Tests (version 2.4), including translation, backtranslation, semantic analysis, and psychometric validation. For the translation and backtranslation analysis, a committee of six experts was formed, while the preliminary validation included 231 children and adolescents from public and private schools in Juiz de Fora - MG. In addition to MICA, instruments such as the Perceived Stress Scale for Children (PSS-C), Emotion Regulation Checklist (ERC), and Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) were used to assess the convergent and discriminant validity of the mindfulness trait. The data were analyzed through exploratory and confirmatory factor analyses, as well as an assessment of the instrument’s internal consistency. Evidence of convergent and discriminant validity was obtained through the analysis of correlations between the instrument under study and scales assessing theoretically and empirically related and unrelated constructs. Results indicate that the MICA-PTBR requires a review of some factorial items but has good indications of structural, convergent, and divergent validity, with high acceptance by participants in the semantic analysis. The study contributes to psychology in Brazil by offering a new psychometric tool for research and clinical or educational interventions among children and adolescentes.
Palavras-chave: Atenção plena
Adaptação transcultural
Estudo de validação
Criança
Adolescente
Mindfulness
Cross-cultural adaptation
Validation study
Child
Adolescent
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18946
Data do documento: 18-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons