Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18918
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcellacamposesouza.pdfPDF/A7.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Olhos sobre quadrinhos: uma análise experimental da leitura de HQ com rastreamento ocular
Author: Souza, Marcella Campos e
First Advisor: Fonseca, Aline Alves
Referee Member: Torrent, Tiago Timponi
Referee Member: Kruszielski, Leandro
Resumo: Esta dissertação objetiva investigar a leitura de histórias em quadrinhos com layouts não convencionais. Pesquisas internacionais anteriores (Cohn, 2013a, 2013b; Cohn & Campbell, 2015; Nakazawa, 2005) indicam que layouts não convencionais apresentam diferenças significativas na leitura, fixação e compreensão quando comparados a histórias em quadrinhos com ordem de leitura tradicional em Z. A pesquisa realizada nesta dissertação foi desenvolvida na área da Psicolinguística experimental (Leitão, 2008) e buscou investigar as diferenças de fixação entre histórias em quadrinhos com layout tradicional (em Z) e aquelas sem uma ordem clara de leitura. Para isso, foi conduzido um experimento de leitura utilizando o Eye-Tracker Tobii, disponível no NEALP (Núcleo de Estudos de Aquisição de Linguagem e Psicolinguística) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Os participantes do experimento responderam a um questionário prévio que avaliava seu nível de familiaridade em leitura de HQ, categorizando-os em avançado, intermediário ou abaixo da média (Cohn, 2013). Durante o experimento, os participantes leram um trecho em prosa da história “Um intérprete grego” e duas páginas da HQ “Na mente do Sherlock Holmes: O caso do bilhete escandaloso”, sendo uma com uma ordem de leitura tradicional (HQC) e a outra não (HQNC). Após a leitura, responderam a duas perguntas de compreensão sobre o que foi lido. Esperava-se que tanto os diferentes layouts quanto os níveis de familiaridade leitora dos participantes influenciassem suas fixações oculares e suas respostas às perguntas de compreensão. Os resultados do experimento mostraram diferenças significativas nos tempos totais de fixação e no número de fixações entre os tipos de texto e os níveis de familiaridade dos participantes. Leitores avançados demonstram maior eficiência de leitura em histórias em quadrinhos, com o menor tempo total de fixação e mais fixações. Entre as histórias em quadrinhos, a HQ não convencional, sem um caminho claro de leitura, apresentou maior tempo total de fixação que a HQ convencional.
Abstract: This dissertation aims to investigate the reading of comic books with non-conventional layouts. Previous international research (Cohn, 2013a, 2013b; Cohn & Campbell, 2015; Nakazawa, 2005) indicates that non-conventional layouts exhibit significant differences in reading patterns, fixations, and comprehension when compared to comics with a traditional Zshaped reading order. The research conducted in this dissertation was developed within the field of experimental Psycholinguistics (Leitão, 2008) and sought to investigate fixation differences between comics with a traditional layout (Z-shaped) and those without a clear reading order. To achieve this, a reading experiment was conducted using the Tobii Eye-Tracker, available at NEALP (Núcleo de Estudos de Aquisição de Linguagem e Psicolinguística) at the Unversidade Federal de Juiz de Fora. The experiment participants completed a preliminary questionnaire assessing their familiarity with comic book reading, categorizing them as advanced, intermediate, or below average (Cohn, 2013). During the experiment, they read a prose excerpt from the story “Um intérprete grego” and two pages from the HQ “Na mente do Sherlock Holmes: O caso do bilhete escandaloso”, one following a traditional reading order (HQC) and the other without a clear sequence (HQNC). After reading, participants answered two comprehension questions about the texts. It was expected that both the different layouts and the participants reading familiarity levels would influence their eye fixations and comprehension question responses. The experiment results revealed significant differences in total fixation time and the number of fixations across text types and participants familiarity levels. Advanced readers demonstrated greater reading efficiency in comics, exhibiting the shortest total fixation duration and the highest number of fixations. Among the comics, the non-conventional comic, which lacked a clear reading path, presented a longer total fixation duration than the conventional comic.
Keywords: Histórias em quadrinho
Leitura
Rastreamento ocular
Sherlock Holmes
Comics
Reading
Eye-tracking
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18918
Issue Date: 16-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons