https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18903
File | Description | Size | Format | |
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esthefanydasilvanascimentortvi.pdf | 3.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Hype Vídeos: estratégias audiovisuais e a construção de comunidades nos E-sports |
Author: | Nascimento, Esthefany da Silva |
First Advisor: | Rodrigues , Flávio Lins |
Referee Member: | Ribeiro , Janaina de Oliveira Nunes |
Referee Member: | Americano , Letícia Barbosa Torres |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar as campanhas realizadas pela Riot Games, criadora do jogo League Of Legends, abordando a compreensão do conceito de produção audiovisual em Hype Vídeos, e a participação dos fãs como produtores ativos em conjunto com a marca, conforme conceituado por autores como Hamari (2017), Jenkins (2009), Martins e Souza (2012), Fish (2021), Lins (2016), entre outros. Em um primeiro momento, passamos por um traçado histórico do surgimento das tecnologias de informação e seu desenvolvimento, culminando na criação dos jogos e do esporte eletrônico posteriormente. Para além desse traçado, exploramos conceitos de produção audiovisual na atualidade, entendendo o que são os Hype Vídeos, como é a produção audiovisual ligada aos E-sports e como as comunidades se comportam nas redes sociais, e se tornam não apenas consumidores, mas também produtores do universo que consomem. Finalizamos com uma análise de conteúdo de três dos vídeos da campanha “CBLOL DIFF”, sendo dois vídeos lançados no ano de 2023, e “O CBLOL E A CBLOL”, um vídeo produzido em 2024, produzidos pela empresa Riot Games, de modo a verificar os referenciais apresentados no vídeo, buscando compreender o que o torna tão atrativos e impactantes para as comunidades que o consomem. |
Abstract: | This research aims to analyze the campaigns carried out by Riot Games, creator of the game League Of Legends, addressing the understanding of the concept of audiovisual production in Hype Videos, and the participation of fans as active producers in conjunction with the brand, as conceptualized by authors such as Hamari (2017), Jenkins (2009), Martins and Souza (2012), Fish (2021), Lins (2016), among others. Initially, we go through a historical outline of the emergence of information technologies and their development, culminating in the creation of games and electronic sports later. Beyond this outline, we explore concepts of audiovisual production in the present day, understanding what Hype Videos are, how audiovisual production is linked to E-sports, and how communities behave on social networks, becoming not only consumers but also producers of the universe they consume. We conclude with a content analysis of three videos from the "CBLOL DIFF", two videos released in 2023, and "O CBLOL E A CBLOL", one video produced in 2024, campaigns, produced by Riot Games, in order to verify the references presented in the video, seeking to understand what makes them so attractive and impactful for the communities that consume them. |
Keywords: | Esportes eletrônicos E-sports CBLOL Cultura de fãs Hype vídeos Produção audiovisual Electronic sports Fan culture Audiovisual production |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Comunicação Social |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18903 |
Issue Date: | 10-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação |
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