https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18901
File | Description | Size | Format | |
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miriamfurtadodegusmao.pdf | PDF/A | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | A escolarização dos alunos venezuelanos no instituto estadual de educação de Juiz de Fora – MG |
Author: | Gusmão, Miriam Furtado de |
First Advisor: | Castro, Maria Cristina Drumond e |
Referee Member: | Magrone, Eduardo |
Referee Member: | González, Rafael Alberto González |
Referee Member: | Reis, Taiana Evangelista dos |
Resumo: | A crise venezuelana desde 2017 intensificou a migração para o Brasil, impactando o sistema educacional. Esta pesquisa busca investigar desafios e propor soluções para a inclusão de alunos migrantes, contribuindo para políticas públicas e práticas pedagógicas. O estudo foca no Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora-MG, que, em 2023, matriculou 15 alunos venezuelanos, enfrentando barreiras linguísticas, culturais e de vulnerabilidade social. Esta pesquisa busca responder à seguinte pergunta: Quais são os principais desafios no processo de escolarização dos alunos migrantes/refugiados venezuelanos matriculados no Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora? Em consonância com esse objetivo geral, delineamos os seguintes objetivos específicos: 1) Descrever o Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora. 2) Analisar o processo de escolarização dos alunos venezuelanos no Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora. 3) Analisar as razões pelas quais os estudantes venezuelanos estão tendo dificuldades durante o processo de escolarização. 4) Propor um Plano de Ação Educacional destinado à criação de mecanismos eficazes de acolhimento e acompanhamento dos alunos venezuelanos atualmente matriculados no Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora. Fundamentamos a pesquisa nos conceitos de aprendizagem de Vygotsky (1978), na influência das emoções no ensino (Tassoni e Leite, 2011) e nas discussões sobre migração e inclusão escolar (Brenner e Alvarenga, 2022; Weschenfelder, 2021; Sánchez, 2020; Mantoan, 2003). A metodologia adotada é qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com alunos, familiares, professores e gestores escolares, além da história de vida e observações em diário de campo. Os resultados evidenciam a necessidade de um Plano de Ação Educacional estruturado, incluindo uma cartilha bilíngue, entrevistas individuais com alunos e famílias, parcerias com faculdades de Psicologia, ampliação do Projeto de Reforço Escolar e eventos culturais. Essas ações visam minimizar as dificuldades enfrentadas pelos alunos venezuelanos, promovendo um ambiente escolar mais receptivo e adequado às suas necessidades. |
Abstract: | The Venezuelan crisis since 2017 has intensified migration to Brazil, impacting the educational system. This research aims to investigate challenges and propose solutions for the inclusion of migrant students, contributing to public policies and pedagogical practices. The study focuses on the Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora-MG, which, in 2023, enrolled 15 Venezuelan students facing linguistic, cultural, and social vulnerability barriers. This research seeks to answer the following question: What are the main challenges in the schooling process of Venezuelan migrant/refugee students enrolled at the Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora? In line with this general objective, we outline the following specific objectives: 1) Describe the Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora. 2) Analyze the schooling process of Venezuelan students at the Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora. 3) Examine the reasons why Venezuelan students face difficulties during the schooling process. 4) Propose an Educational Action Plan aimed at creating effective mechanisms for welcoming and monitoring Venezuelan students currently enrolled at the Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora. This research is based on Vygotsky’s (1978) learning concepts, the influence of emotions on teaching (Tassoni & Leite, 2011), and discussions on migration and school inclusion (Brenner & Alvarenga, 2022; Weschenfelder, 2021; Sánchez, 2020; Mantoan, 2003). The qualitative methodology includes semi-structured interviews with students, families, teachers, and school administrators, along with life history and field diary observations. The results highlight the need for a structured Educational Action Plan, including a bilingual guide, individual interviews with students and families, partnerships with Psychology faculties for emotional support, expansion of the School Reinforcement Project, and cultural events. These actions aim to minimize the difficulties faced by Venezuelan students, fostering a more welcoming and supportive school environment. |
Keywords: | Migração venezuelana Inclusão escolar Políticas de acolhimento Venezuelan migration School inclusion Reception policies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18901 |
Issue Date: | 19-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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