https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18899
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
wagnergoncalvesdasilva.pdf | PDF/A | 5.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | A aplicação do método Data Wise como ferramenta para combater o baixo desempenho em língua portuguesa e em matemática nos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual de Minas Gerais |
Author: | Silva, Wagner Gonçalves da |
First Advisor: | Burgos, Marcelo |
Referee Member: | Rezende, Wagner Silveira |
Referee Member: | Lima, Naira da Costa Muylaert |
Resumo: | A presente dissertação foi elaborada no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso em análise aborda o baixo desempenho em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental em uma escola estadual situada no estado de Minas Gerais. Com isso, torna-se necessário compreender o contexto em que a escola está inserida. Deste modo, a proposta central consiste em responder à seguinte indagação: de que maneira a equipe gestora pode intervir para mitigar as causas intraescolares que estão associadas ao baixo desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos? O objetivo geral deste estudo visa analisar os dados de proficiência dos estudantes e propor métodos empíricos que possam atenuar os fatores internos associados ao desempenho insatisfatório dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: i) descrever os fatores que afetam os alunos, conduzindo-os a níveis de aprendizado aquém do recomendado no Ensino Fundamental de uma escola com número reduzido de estudantes matriculados; ii) analisar os fatores que influenciam o desempenho da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos durante o período de 2014 a 2023; iii) propor um plano de ação para alcançar níveis recomendados nas avaliações internas e externas de Língua Portuguesa e Matemática, por meio da gestão pedagógica da escola. A metodologia empregada na pesquisa de campo fundamenta-se no passo a passo do “Data Wise”, cuja abordagem visa promover a reflexão, o debate, a formulação e a sistematização conjunta de práticas e métodos por parte dos docentes e da equipe gestora, com o intuito de responder aos desafios identificados. O referencial teórico desta pesquisa abrange as análises de autores como Libâneo, Brooke e Rezende e Castro e Regattieri, que discutem conceitos relacionados à gestão educativa, gestão democrática, políticas de gestão, democratização da gestão do ensino público e seus instrumentos avaliativos. O trabalho fundamenta-se na metodologia “Data Wise”, incentivando a reflexão coletiva entre professores e gestores na formulação e sistematização de práticas que viabilizem a melhoria da aprendizagem. As três ações propostas são: "Café com o Diretor", que fomenta o diálogo e a transparência na gestão; "Retomar para Recomeçar", que busca reintegrar alunos com dificuldades de aprendizagem; e "Motivar para Crescer", que incentiva a autoconfiança e o engajamento dos estudantes. Os resultados obtidos sugerem que a implementação dessas iniciativas possui o potencial de minimizar os fatores internos que impactam negativamente o desempenho dos alunos, resultando em melhorias nos resultados de avaliações internas e externas. Este estudo reforça a relevância da colaboração entre gestores, professores e comunidade escolar para o aprimoramento da qualidade educacional. |
Abstract: | La presente disertación se desarrolla en el ámbito del Máster Profesional en Gestión y Evaluación de la Educación (PPGP) del Centro de Políticas Públicas y Evaluación de la Educación (CAEd) de la Universidad Federal de Juiz de Fora (UFJF). El caso estudiado analiza el bajo desempeño en Lengua Portuguesa y Matemáticas en la Educación Primaria en una escuela estatal de Minas Gerais. Para ello, es necesario comprender el contexto en el que está inserta la escuela. Así, la propuesta de este estudio es responder a la pregunta: ¿cómo puede el equipo directivo intervenir para reducir causas intraescolares que están relacionadas con el bajo rendimiento en Lengua Portuguesa y Matemáticas de sus estudiantes? El objetivo general de este estudio es analizar los datos de competencia de los estudiantes y proponer métodos empíricos que puedan minimizar los factores internos asociados con el bajo rendimiento en Lengua Portuguesa y Matemáticas en la Educación Primaria. Los objetivos específicos fueron: (i) Describir los factores que afectan a los estudiantes, llevándolos a niveles de aprendizaje por debajo de lo recomendado en la Educación Primaria, en una escuela con un número reducido de estudiantes matriculados; (ii) Analizar los factores que influyen en el rendimiento en Lengua Portuguesa y Matemáticas durante el período de 2014-2023; (iii) Proponer un plan de acción para alcanzar los niveles recomendados en las evaluaciones internas y externas de Lengua Portuguesa y Matemáticas a través de la gestión pedagógica de la escuela. Se utilizará como metodología de investigación de campo el paso a paso del método “Data Wise”, en el cual los docentes y el equipo directivo reflexionan, debaten, formulan y sistematizan conjuntamente prácticas y métodos que puedan responder al desafío estudiado. El marco teórico de esta investigación abarca los análisis de autores como Libâneo, Brooke y Rezende, Castro y Regattieri, que abordan conceptos como la gestión democrática, la política de gestión, la democratización de la gestión de la enseñanza pública y los instrumentos de evaluación. El trabajo se basa en la metodología “Data Wise”, promoviendo la reflexión colectiva entre docentes y el equipo directivo para formular y sistematizar prácticas que mejoren el aprendizaje. Las tres acciones propuestas son "Café con el Director", que fomenta el diálogo y la transparencia en la gestión; "Retomar para Recomenzar", que busca reintegrar a los estudiantes con dificultades de aprendizaje; y "Motivar para Crecer", que estimula la confianza y el compromiso de los estudiantes. Los resultados indican que la aplicación de estas iniciativas tiene el potencial de minimizar los factores internos que impactan negativamente en el rendimiento de los estudiantes, mejorando los resultados en evaluaciones internas y externas. El estudio refuerza la importancia de la colaboración entre directivos, docentes y la comunidad escolar para la mejora de la calidad educativa. |
Keywords: | Data Wise Clima escolar Desempenho escolar Fatores intraescolares e extraescolares Avaliações internas e externas Gestão pedagógica Rendimiento escolar Factores intraescolares y extraescolares Evaluaciones internas y externas Gestión pedagógica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18899 |
Issue Date: | 2-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License