Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18898
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
michelledepaulasantosduarte.pdfPDF/A1.76 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: O desempenho em avaliações externas nos anos iniciais: uma análise de fatores e ações de uma escola pública mineira
Author: Duarte, Michelle de Paula Santos
First Advisor: Rezende, Wagner Silveira
Referee Member: Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Referee Member: Flores, Adolfo Ignacio Calderón
Resumo: O presente caso de gestão se propõe a analisar as ações e práticas pedagógicas realizadas em uma instituição de ensino de Anos Iniciais, do município de Juiz de Fora (MG), que vem apresentando resultados favoráveis em avaliações externas. O foco são as avaliações do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) conforme dados apresentados a partir de 2014 e 2015, respectivamente, para os quintos anos do Ensino Fundamental. Dessa forma, busca-se responder com essa pesquisa à seguinte pergunta norteadora: “Quais fatores podem estar contribuindo para o bom desempenho dos estudantes dessa escola nas avaliações do Proeb e Saeb (5º ano)?” Partindo-se desse questionamento, o objetivo geral da pesquisa é analisar quais fatores intra e extraescolares podem estar contribuindo para o bom desempenho dos estudantes do 5º ano nas avaliações externas do Proeb e Saeb da Escola Estadual Mariano Procópio, assim como propor ações para melhorar e potencializar a aprendizagem dos estudantes. Quanto aos objetivos específicos da pesquisa temos: descrever o contexto da escola pesquisada, principalmente os fatores intraescolares– ações, projetos e intervenções pedagógicas – que podem estar contribuindo para o bom desempenho nas avaliações externas do Proeb e Saeb; analisar fatores que podem estar interferindo nos dados de desempenho dos estudantes do 5º ano e propor um plano de ação para aprimorar e potencializar as práticas pedagógicas realizadas pela escola e divulgar tais práticas para outras escolas com características semelhantes. Para a realização da pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa, através de um Questionário e Grupo Focal aplicados com um grupo de representantes de professores, especialistas e gestão escolar. A partir da pesquisa de campo e análise dos dados coletados foram constatadas algumas fragilidades, assim como potencialidades e práticas pedagógicas exitosas realizadas pela escola. Nessa perspectiva, foi criado o Plano de Ação Educacional, focando nos principais pontos sensíveis como o trabalho em equipe, a retomada e o compartilhamento de práticas de sucesso, o planejamento coletivo, a relação família e escola, a educação especial, dentre outras.
Abstract: This management case propound to analyze the pedagogical actions and practices performed in an elementary school in the city of Juiz de Fora (MG), which has been presenting favorable results in a external assessments. The focus is on the evaluations of the Basic Education Public Network Assessment Program (Proeb) and the Basic Education Assessment System (Saeb) according to data presented from 2014 and 2015, respectively, for the fifth years of Elementary School. Thus, this research seeks to answer the following guiding question: “What factors may be contributing to the good performance of students at this school in the Proeb and Saeb assessments (5th year)?” Based on this question, the general objective of the research is to analyze which intra- and extra-school factors may be contributing to the good performance of 5th-year students in the external Proeb and Saeb assessments of the Mariano Procópio State School, as well as to propose actions to improve and enhance student learning. The specific objectives of the research are: to describe the context of the school researched, especially the intra-school factors – actions, projects and pedagogical interventions – that may be contributing to the good performance in the external assessments of Proeb and Saeb; to analyze factors that may be interfering in the performance data of 5th grade students and to propose an action plan to improve and enhance the pedagogical practices carried out by the school and disseminate such practices to other schools with similar characteristics. To conduct the research, a qualitative approach was used, through a Questionnaire and Focus Group applied to a group of representatives of teachers, specialists and school management. Based on the field research and analysis of the collected data, some weaknesses were identified, as well as potentialities and successful pedagogical practices carried out by the school. From this perspective, the Educational Action Plan was created, focusing on the main sensitive points such as teamwork, the resumption and sharing of successful practices, collective planning, the relationship between family and school, special education, among others.
Keywords: Ações e práticas pedagógicas
Eficácia escolar
Fatores intra e extraescolares
Avaliação externa
Pedagogical actions and practices
School effectiveness
Intra- and extraschool factors
External evaluation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18898
Issue Date: 28-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons