Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18896
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
keniamirelleresende.pdfPDF/A1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Reuniões pedagógicas da Escola Estadual Brighenti Cesare: possibilidades para a formação continuada
Autor(es): Resende, Kenia Mirelle
Primeiro Orientador: Faria, Edna Silva
Membro da banca: Ribeiro, Patrícia Rafael Otoni
Membro da banca: Alves, Amone Inácia
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão teve como objeto de estudo as dificuldades enfrentadas pela equipe gestora no acompanhamento e na promoção de formação continuada, dentro do tempo dedicado às atividades extraclasse. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o cumprimento da carga horária destinada às atividades extraclasses na Escola Estadual Brighenti Cesare, visando ações para a efetivação da formação continuada dos professores. Como objetivos específicos, definiu-se: (i) descrever as ações desenvolvidas pela gestão da escola para o cumprimento da carga horária destinada às atividades extraclasse; (ii) analisar as dificuldades e desafios enfrentados pela gestão da escola, no que se refere às demandas formativas dos professores; e (iii) propor o desenvolvimento de ações que priorizem a formação continuada dos professores. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa, que permitiu uma análise detalhada e contextualizada dos registros escritos, destacando as nuances e implicações das discussões registradas. Como principais referenciais teóricos, utilizaram-se autores do campo da educação, tais como: Alvarado-Prada et all (2010), Flóride e Steinle (2019), Gatti (2017), Nóvoa (2014) e outros que trouxeram contribuições relevantes sobre como a escola pode ser um rico espaço de formação e desenvolvimento profissional do docente. Após a coleta e análise dos dados, por meio da pesquisa documental, constatou-se que as reuniões coletivas realizadas na escola, em 2023 e 2024, concentravam-se em sua maioria nos eixos administrativo e pedagógico, enquanto os eixos de planejamento e formação continuada receberam atenção mínima. Com base nesses resultados, foi elaborado um Plano de Ação Educacional, que inclui a utilização das reuniões coletivas como espaços formativos em serviço; o planejamento e a organização dessas reuniões pela gestão escolar e a promoção de momentos de planejamento coletivo voltados para ações pedagógicas e interdisciplinares.
Abstract: This dissertation was developed as part of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) at the Center for Public Policy and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The object of the management case study was the difficulties faced by the management team in monitoring and promoting continuing education, within the time dedicated to out-of-class activities. The general aim of this research was to analyze compliance with the workload allocated to out-of-class activities at Brighenti Cesare State School, with a view to taking action to ensure that teachers receive continuing training. The specific objectives were: (i) to describe the actions taken by the school's management to comply with the workload allocated to out-of-class activities; (ii) to analyze the difficulties and challenges faced by the school's management with regard to teachers' training demands; and (iii) to propose the development of actions that prioritize teachers' continuing training. To this end, we used a qualitative research methodology, which allowed for a detailed and contextualized analysis of the written records, highlighting the nuances and implications of the discussions recorded. As the main theoretical references, authors from the field of education were used, such as: Alvarado-Prada et all (2010), Flóride and Steinle (2019), Gatti (2017), Nóvoa (2014) and others who brought relevant contributions on how the school can be a rich space for teacher training and professional development. After collecting and analyzing the data through documentary research, it was found that the collective meetings held at the school in 2023 and 2024 focused mostly on the administrative and pedagogical axes, while the planning and continuing education axes received minimal attention. Based on these results, an Educational Action Plan was drawn up, which includes the use of collective meetings as in-service training spaces; the planning and organization of these meetings by the school management and the promotion of collective planning moments focused on pedagogical and interdisciplinary actions.
Palavras-chave: Atividade extraclasse
Formação continuada de professores
Educação
Out-of-class activities
Continuing teacher training
Education.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18896
Data do documento: 13-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons