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Tipo: Dissertação
Título: A participação docente no planejamento pedagógico da educação infantil: estudo de caso de uma escola municipal em Ubá – Minas Gerais
Autor(es): Vieira, Yara Braz
Primeiro Orientador: Moreira, Ana Rosa Picanço
Membro da banca: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Membro da banca: Araújo, Víviam Carvalho de
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), e tem como foco a análise da dinâmica do planejamento pedagógico na Educação Infantil em uma escola da zona rural do município de Ubá/MG. A questão central da pesquisa diz respeito à autonomia docente no processo de planejamento, tendo em vista que, na rede municipal de Ubá, o planejamento pedagógico da Educação Infantil é elaborado por uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) e posteriormente encaminhado às escolas, onde as professoras o implementam. O objetivo geral do estudo é investigar como se dá o planejamento pedagógico da Educação Infantil na Escola Nova Aurora (ENA). Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: descrever o processo de elaboração do planejamento no âmbito da SME e na escola pesquisada; analisar a sistemática do planejamento buscando compreender a participação docente; e propor ações que promovam autonomia às professoras da Educação Infantil da ENA no desenvolvimento das atividades pedagógicas. A metodologia adotada incluiu análise documental sobre os marcos legais e históricos da Educação Infantil, articulada à discussão teórica sobre planejamento pedagógico, protagonismo infantil e autonomia docente. Os referenciais teóricos centrais foram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e os trabalhos de Kulmann Jr. (2000), Zanetti (2015), Ostetto (2000), Borba (2007), Oliveira (2011) e Oliveira, Maranhão e Abbud (2019). Como procedimentos metodológicos, realizaram-se uma roda de conversa com professoras da Educação Infantil da Escola Nova Aurora e entrevistas com a supervisora da escola e uma coordenadora da equipe da SME responsável pela elaboração do planejamento. Os resultados indicaram que a dinâmica de planejamento centralizado adotada pela SME reduz significativamente a autonomia docente, dificultando a adaptação das atividades às especificidades das turmas e, consequentemente, comprometendo a qualidade da aprendizagem. Verificou-se, ainda, que o modelo vigente restringe o protagonismo das crianças — princípio fundamental da Educação Infantil segundo os documentos orientadores da política educacional brasileira.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Program in Education Management and Evaluation (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). It focuses on analyzing the pedagogical planning dynamics in Early Childhood Education at a rural municipal school in Ubá/MG. The central issue addressed is the teacher's autonomy in the planning process, given that, in the municipal education system of Ubá, the pedagogical planning for Early Childhood Education is designed by a team from the Municipal Department of Education (SME) and forwarded to schools for implementation by teachers. The general objective of this study is to investigate how pedagogical planning is carried out in Early Childhood Education at Escola Nova Aurora (ENA). The specific objectives include: describing the planning process at both the SME and the school levels; analyzing the planning system to understand teacher participation; and proposing actions that enhance the autonomy of Early Childhood Education teachers at ENA in developing educational activities. The methodology comprised documentary analysis on the historical conception and legal frameworks of Early Childhood Education, alongside theoretical discussions on pedagogical planning, child protagonism, and teacher autonomy. The theoretical foundation includes the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI, 2009), the National Common Curricular Base (BNCC, 2017), and works by Kulmann Jr. (2000), Zanetti (2015), Ostetto (2000), Borba (2007), Oliveira (2011), and Oliveira, Maranhão & Abbud (2019). The empirical investigation involved a focus group with Early Childhood Education teachers at ENA and interviews with the school supervisor and a coordinator from the SME planning team. The findings reveal that the centralized planning model adopted by the SME significantly limits teacher autonomy, restricting their ability to adapt activities to the needs of their students and compromising learning quality. Furthermore, the standardized planning model reduces children’s protagonism — a key principle of Early Childhood Education as outlined in national educational policy documents.
Palavras-chave: Planejamento pedagógico
Autonomia docente
Protagonismo infantil
Educação infantil
Pedagogical planning
Teacher autonomy
Children's protagonism
Early childhood education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18895
Data do documento: 25-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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