https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18894
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
flaviobelonatolandes.pdf | PDF/A | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Um estudo de caso sobre o fluxo escolar e as implicações da qualidade da educação em uma escola de Santana do Manhuaçu-MG |
Author: | Landes, Flávio Belonato |
First Advisor: | Neubert, Luiz Flávio |
Referee Member: | Kistemann Júnior, Marco Aurélio |
Referee Member: | Paula, Kelmer Esteves de |
Resumo: | Esta pesquisa intitulada como “Um estudo de caso sobre o fluxo escolar e as implicações da qualidade da educação em uma escola de Santana do Manhuaçu-MG” teve como foco a Escola Estadual de Santa Filomena (EESF), situada no distrito de Santa Filomena, em Minas Gerais, onde a taxa de evasão entre os anos de 2019 e 2022 chegou a 72% em uma das turmas observadas, fato que chamou a atenção para a seguinte questão: O que pode ser feito para melhorar o fluxo no Ensino Médio na Escola Estadual de Santa Filomena? Como objetivo geral, buscou-se compreender as causas que levam os alunos a interromper seus estudos e propor estratégias que incentivem sua permanência na escola. Para tanto, foram traçados objetivos específicos: descrever a realidade da escola, assim como o número de alunos que deixaram de frequentar o Ensino Médio; analisar os motivos da evasão escolar; propor estratégias que ajudem a manter os alunos na escola de maneira contextualizada com a realidade local. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando métodos como pesquisa documental, bibliográfica e entrevistas. Foram entrevistados alunos da escola, buscando entender suas percepções, experiências e motivações, e professores, para identificar fatores que contribuem para a evasão. Para fundamentar a pesquisa, foi realizada uma análise histórica do processo educacional, com base nas contribuições de Anísio Teixeira (1957) e outros autores, discutindo a qualidade da educação a partir das teorias de Libâneo (1994) e Saviani (1986). Além disso, foram exploradas concepções sobre fluxo escolar e evasão presentes em Mendes (2013), Tavares Júnior (2014; 2018) e Neubert (2014), os quais reforçam a necessidade de compreender o fenômeno da evasão dentro de um contexto amplo, que envolve não apenas a escola, mas também fatores socioeconômicos e culturais. Com base nas informações coletadas, foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE), contendo propostas de intervenções estratégicas, tais como acompanhamento psicopedagógico, reforço escolar e monitoria acadêmica, além da implementação de oficinas profissionalizantes em parceria com outras instituições. A proposta visou não apenas reduzir os índices de evasão, mas também fortalecer o vínculo dos alunos com a escola e proporcionar um ambiente mais atrativo e motivador para a aprendizagem. A pesquisa demonstrou que a evasão escolar na EESF é resultado de múltiplos fatores, incluindo dificuldades socioeconômicas, desafios acadêmicos e falta de engajamento dos alunos. Os dados coletados indicaram que a criação de estratégias pedagógicas inovadoras, aliadas a um suporte institucional, pode contribuir para a permanência dos alunos. Dessa forma, o estudo tem possiblidade de fornecer subsídios para a formulação de políticas de gestão educacional, além de dialogar com outras instituições que enfrentam desafios semelhantes. |
Abstract: | This research, entitled “A Case Study on School Flow and the Implications of Education Quality in a School in Santana do Manhuaçu-MG,” focused on the Santa Filomena State School (EESF), located in the district of Santa Filomena, in Minas Gerais, where the dropout rate between the years 2019 and 2022 reached 72% in one of the observed classes, a fact that drew attention to the following question: What can be done to improve the flow in high school at Santa Filomena State School? As a general objective, the study aimed to understand the causes that lead students to interrupt their studies and to propose strategies that encourage their continued attendance at school. To this end, specific objectives were outlined: to describe the school’s reality, as well as the number of students who stopped attending high school; to analyze the reasons for school dropout; and to propose strategies that help retain students at school in a way that is contextualized with the local reality. The research adopted a qualitative approach, using methods such as documentary research, bibliographic research, and interviews. Students at the school were interviewed to understand their perceptions, experiences, and motivations, as well as teachers, to identify factors that contribute to dropout. To support the research, a historical analysis of the educational process was carried out, based on the contributions of Anísio Teixeira (1957) and other authors, discussing the quality of education from the theoretical perspectives of Libâneo (1994) and Saviani (1986). Furthermore, conceptions of school flow and dropout present in Mendes (2013), Tavares Júnior (2014; 2018), and Neubert (2014) were explored, which reinforce the need to understand the dropout phenomenon within a broad context that involves not only the school but also socioeconomic and cultural factors. Based on the collected information, an Educational Action Plan (EAP) was developed, containing proposals for strategic interventions such as psychopedagogical support, academic tutoring, and monitoring, as well as the implementation of vocational workshops in partnership with other institutions. The proposal aimed not only to reduce dropout rates but also to strengthen students' connection with the school and to provide a more attractive and motivating learning environment. The research demonstrated that school dropout at EESF is the result of multiple factors, including socioeconomic difficulties, academic challenges, and lack of student engagement. The data collected indicated that the creation of innovative pedagogical strategies, combined with institutional support, can contribute to student retention. In this way, the study has the potential to provide a foundation for the development of educational management policies, as well as to engage in dialogue with other institutions facing similar challenges. |
Keywords: | Fluxo escolar Abandono Evasão escolar Qualidade da educação Plano de ação educacional School flow School dropout and abandonment Quality of education Educational action plan |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18894 |
Issue Date: | 3-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License