Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18893
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gimenafrossardfrancisco.pdfPDF/A1.8 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: Fatores determinantes na permanência dos alunos no Centro Estadual de Educação Continuada Prefeito José Romero Duque sob a perspectiva da gestão escolar
Author: Francisco, Gimena Frossard
First Advisor: Alcântara, Edna Rezende Silveira de
Referee Member: Rezende, Wagner Silveira
Referee Member: Castro, Rosana Andréa Costa de
Resumo: O presente texto desenvolve-se no Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), com o objetivo de identificar os principais fatores que levam à não conclusão dos componentes curriculares por aproximadamente metade dos alunos neles matriculados. A pesquisa realizada aborda a seguinte questão norteadora: quais fatores são determinantes para a permanência dos alunos no ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA) semipresencial/Ensino a Distância (EaD) oferecido pelo Centro Estadual de Educação Conectada (CESEC) Prefeito José Romero Duque, em Mantena – MG? Os dados utilizados no diagnóstico correspondem ao período de 2017 a 2023, com exceção do período de atendimento remoto durante a pandemia de COVID-19. São analisadas informações como o número de alunos matriculados e concluintes por componente curricular, o que revela uma elevada taxa de não conclusão nesse intervalo. O estudo descreve a trajetória dos alunos matriculados no CESEC, identifica fatores que comprometem a continuidade dos estudos e analisa de que forma a gestão da instituição pode intervir para elevar a frequência e os índices de conclusão dos componentes curriculares. Parte-se da hipótese de que, além de fatores externos, como trabalho e obrigações familiares, existem questões internas à instituição que desestimulam os estudantes, comprometendo seu retorno e desempenho acadêmico, o que prolonga o tempo necessário para a conclusão dos estudos. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada na análise documental de dados primários, com o intuito de evidenciar a baixa taxa de conclusão e permanência dos alunos matriculados por componente curricular. Em um segundo momento, são aplicados questionários semiestruturados e realizadas entrevistas com alunos frequentes e ausentes, com o objetivo de investigar os fatores que influenciam a permanência. Após a análise dos dados, realiza-se o levantamento de potencialidades que a gestão escolar pode considerar na formulação de um Plano de Ação Educacional. O objetivo consiste em identificar os desafios relacionados à permanência e propor estratégias eficazes para o aprimoramento da gestão da EJA semipresencial e EaD.
Abstract: This study is developed within the framework of the Professional Graduate Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). It aims to identify the main factors contributing to the non-completion of curricular components by approximately half of the students enrolled in them. The research addresses the following guiding question: What factors are determinant for student retention in the Youth and Adult Education (EJA) semi-presential/Distance Education (EaD) program offered by the State Center for Connected Education (CESEC) Prefeito José Romero Duque, in Mantena – MG? The diagnostic data refer to the period from 2017 to 2023, excluding the period of remote instruction during the COVID-19 pandemic. The study analyzes information such as the number of enrolled and graduating students per curricular component, revealing a high rate of noncompletion during this time frame. The research describes the educational trajectories of students enrolled at CESEC, identifies factors that hinder the continuity of studies, and analyzes how institutional management can intervene to increase student attendance and completion rates. The study is based on the hypothesis that, in addition to external factors such as work and family obligations, internal institutional issues discourage students, negatively impacting their return and academic performance, thereby extending the time required to complete their studies. A qualitative approach is adopted, based on the documentary analysis of primary data, in order to highlight the low completion and retention rates of students in each curricular component. In a second phase, semi-structured questionnaires and interviews are conducted with both regular and absent students, aiming to investigate the factors that influence student retention. Following data analysis, the study identifies potential strategies that school management can adopt in the formulation of an Educational Action Plan. The goal is to identify the challenges related to student retention and propose effective strategies to improve the management of semipresential and distance EJA programs.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Permanência
Gestão escolar
Youth and adult education
Student retention
School management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18893
Issue Date: 28-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons