Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18892
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
niveadefatimasilveirabatista.pdfPDF/A26.7 MBAdobe PDFView/Open
niveadefatimasilveirabatista - produto educacional.pdf3.17 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: O protagonismo negro em O caçador cibernético da rua 13: uma proposta de leitura para o ensino fundamental II
Author: Batista, Nívea de Fátima Silveira
First Advisor: Botelho, Patrícia Pedrosa
Referee Member: Oliveira, Natalino da Silva de
Referee Member: Mendes, Marco Aurélio de Sousa
Resumo: Este trabalho tem por finalidade promover a leitura literária da obra O caçador cibernético da Rua 13 do autor brasileiro Fábio Kabral, expoente da literatura afrofuturista em nosso país. Essa obra possibilita uma leitura em que o povo afrodescendente seja protagonista e procura destacar a cultura africana, buscando desconstruir estereótipos sociais. Nesse sentido, a pesquisa pretende analisar, junto aos discentes do 8º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais, o Afrofuturismo pela perspectiva do protagonismo negro bem como a relevância do espaço e do tempo como construtores do processo de compreensão da leitura literária, com o intento de ampliar o repertório cultural e estimulando o pensamento crítico. O ensino da literatura exclui há anos a visão do negro diante da diáspora africana e de sua relevância na colonização. Assim, objetivamos resgatar os valores da cultura africana pensando na construção de um futuro em que o racismo não seja apreendido como algo natural em nossa sociedade, dando ao jovem leitor uma oportunidade de repensar ações que são provenientes de conhecimentos limitados acerca da cultura afrodescendente. Para tanto, o trabalho está ancorado no conceito de pesquisa-ação de Thiollent (2011), na conceção de letramento literário proposto por Cosson (2021) e Paulino e Cosson (2023). As atividades propostas fazem uso da sequência expandida proposta por Cosson (2021), dos cartões de função apresentados por Daniels (2002) e adaptados por Cosson (2021) dos postulados de leitura protocolada de Coscarelli (1997). Acreditamos que um investimento em tal pesquisa possa contribuir para proporcionar aos discentes um pensamento crítico frente a aspectos tão caros à nossa sociedade e conduzi-los ao hábito da leitura literária como movimento de construção de aprendizagem.
Abstract: This work aims to promote the literary reading of the work O caçador cibernético da Rua 13 by the Brazilian author Fábio Kabral, an exponent of Afrofuturist literature in our country. This thesis allows a reading in which Afro-descendant people are the protagonists and seeks to highlight African culture seeking to deconstruct social stereotypes. In this sense, the research intends to analyze Afrofuturism from black protagonism perspective as well as the relevance of space and time as constructors of the process of understanding literary reading, with the aim of expanding cultural repertoire and critical thinking of students from the 8th year of an elementary school in Juiz de Fora, Minas Gerais. The teaching of literature has for years excluded the vision of black people in relation to the African diaspora and its relevance in colonization. Thus, one aims to rescue the values of African culture, thinking about building a future in which racism is not perceived as something natural in our society, giving young readers an opportunity to rethink actions that come from limited knowledge about Afrodescendant culture. It is important to enhance that the work is anchored in Thiollent’s (2011) “action research” conception, in the conception of literary literacy conceived by Cosson (2021) and by Paulino and Cosson (2023). The intended activities make use of the expanded sequence proposed by Cosson (2021), the function cards presented by Daniels (2002) and adapted by Cosson (2021), and Coscarelli's (1997) protocol reading postulates. One believes that an investment in such research can make students more critical in relation to our society as well as lead them to the habit of reading literature as a movement to build learning.
Keywords: Letramento literário
Sequência expandida
Afrofuturismo
Fábio Kabral
Literary literacy
Expanded sequence
Afrofuturism
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18892
Issue Date: 25-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons