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Tipo: Dissertação
Título: Protagonismo estudantil no novo ensino médio: estratégias da gestão escolar para uma tomada de decisões participativa
Autor(es): Silva, Diego Luis da
Primeiro Orientador: Almeida, Thiago Gomes de
Membro da banca: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Membro da banca: Mattos, Ana Carolina Guedes
Resumo: A implementação do Novo Ensino Médio (NEM), instituído pela Lei nº 13.415/2017, revelou desafios significativos relacionados ao protagonismo dos alunos. Dessa forma, é fundamental questionarmos se a reforma, em sua concepção atual, está realmente promovendo o protagonismo dos estudantes ou se está servindo a outros interesses, como a adequação da educação às demandas do mercado de trabalho. O presente estudo tem como objetivo central buscar estratégias de gestão sistemática para a melhoria do protagonismo dos discentes da Escola Estadual Professor Soares Ferreira (EEPSF), localizada na cidade de Barbacena/MG, na tomada de decisões dentro do ambiente escolar e, principalmente, quando se trata de seu protagonismo diante da implementação do NEM, a partir de 2022. Os objetivos específicos desta pesquisa incluem descrever o processo de implementação do NEM na referida escola e analisar a participação dos alunos nas decisões e propor estratégias de melhoria. A fim de evidenciarmos a nossa situação-problema, apresentamos como vem ocorrendo a participação dos alunos na tomada de decisões frente às escolhas das disciplinas eletivas e dos aprofundamentos por áreas, como previsto nas resoluções mineiras durante o período analisado. Evidenciamos também, a situação do protagonismo desses alunos em outros espaços escolares, tais como o Grêmio Estudantil e o Colegiado Escolar, e a atuação dos representantes de turma. Para alcançarmos o objetivo proposto neste trabalho, se fez necessário uma abordagem mais aprofundada sobre o olhar teórico para o problema, identificando os conceitos de Juventudes e identidades e Protagonismo Juvenil; Ensino Médio e Flexibilização curricular no Ensino Médio, sob o olhar de alguns autores importantes como Carrano, Dayrell, Ferretti; Zibas, Tartuce, Arroyo, Barreto, Moll, Krawczyk, entre outros. Como proposta metodológica, para a execução deste trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo que se concentrou na EEPSF, buscando dados coletados por meio de grupo focal e questionário estruturado com os alunos do ensino médio diurno para analisarmos a implementação do NEM.
Abstract: The implementation of the New High School (NEM), established by Law No. 13,415/2017, revealed significant challenges related to student protagonism. Thus, it is essential to question whether the reform, in its current conception, is truly promoting student protagonism or if it is serving other interests, such as aligning education with labor market demands. The main objective of this study is to seek systematic management strategies to improve student protagonism at the Professor Soares Ferreira State School (EEPSF), located in the city of Barbacena/MG, in decisionmaking within the school environment and, mainly, regarding their protagonism in the implementation of the NEM, starting in 2022. The specific objectives of this research include describing the process of implementing the NEM in the aforementioned school and analyzing student participation in decisions and proposing improvement strategies. To highlight our problem situation, we present how students have been participating in decision-making regarding the choice of elective subjects and in-depth studies by area, as provided for in the Minas Gerais resolutions during the analyzed period. We also highlight the situation of student protagonism in other school spaces, such as the Student Union and the School Board, and the role of class representatives. To achieve the proposed objective in this work, it was necessary to take a more indepth approach to the theoretical perspective of the problem, identifying the concepts of Youth and identities and Youth Protagonism; High School and Curricular Flexibility in High School, through the lens of some important authors such as Carrano, Dayrell, Ferretti, Zibas, Tartuce, Arroyo, Barreto, Moll, Krawczyk, among others. As a methodological proposal, for the execution of this work, field research was carried out focusing on the EEPSF, seeking data collected through a focus group and structured questionnaire with daytime high school students to analyze the implementation of the NEM.
Palavras-chave: Protagonismo juvenil
Ensino médio
Juventudes
Flexibilização curricular
Escola Estadual Professor Soares Ferreira
Youth protagonism
High school
Youth
Curricular flexibility
Professor Soares Ferreira State School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18891
Data do documento: 18-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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