Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18885
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
amandatostescapichoni.pdfPDF/A2.39 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Christo, Maraliz de Castro Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8451564561556865pt_BR
dc.contributor.referee1Costa Júnior, Martinho Alves da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4779060520616984pt_BR
dc.contributor.referee2Valle, Arthur Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6586475368967673pt_BR
dc.creatorCapichoni, Amanda Tostes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-09T14:10:46Z-
dc.date.available2025-06-06-
dc.date.available2025-06-09T14:10:46Z-
dc.date.issued2016-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18885-
dc.description.abstractThis research purpose to analyze the painting entitled Arrufos, made by the Brazilian painter Belmiro de Almeida in 1887. Composing a part of domestic scenes in the late XIX, Arrufos was a emblematic break with academics paintings as historical, biblical and battles paintings. Through this research we look for, first, rescue the painting in its historical and social medium. The critical texts help us understand the painting’s reception and the possibilities’ comprehension in the late nineteenth century at Rio de Janeiro. Although to be a famous nineteenth painting, Arrufos needed of bruising research. Therefore, we looked for classify and understand the scientific articles about this painting seeking realize the many possibilities’ comprehension. Finally, seeking understand the painting through the career’s painter Belmiro de Almeida, we trying to realize the reasons that encouraged this painter to produce this work as he did, as well the elements’ Arrufos prompt the viewer to a specific “reading”.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como elemento central a pintura intitulada Arrufos, produzida pelo artista mineiro Belmiro de Almeida no ano de 1887. Inscrevendo-se na tradição representativa de cenas de interior doméstico brasileiro nas últimas décadas do XIX, Arrufos constitui-se como expoente de uma ruptura com a tradição acadêmica das pinturas históricas. Nosso objetivo através da presente pesquisa consiste em, primeiramente, resgatar a obra em seu contexto sócio-histórico de produção. Sob tal aspecto, a fortuna crítica atua como chave de leitura para percebermos a recepção da obra e as múltiplas reações que a tela provocou no meio artístico carioca. Além disso, a análise dos discursos empreendidos na época de sua exposição faz-se imprescindível na medida em que revela o modo como atuava a crítica, a relevância de apreciação subjetiva dos críticos e seus lugares de fala. Gonzaga Duque desponta nesse cenário, já que se configurou como pioneiro ao empreender críticas sistemáticas às artes plásticas brasileiras. Desse modo, sua apreciação possui relevância significativa para análise da obra através de seu contexto de produção. A despeito de ser uma obra amplamente abordada pela crítica, Arrufos não contava com trabalho de maior fôlego sobre sua trajetória, fosse através da imprensa da época ou mesmo pelos pesquisadores na contemporaneidade. Sendo assim, buscamos agrupar e problematizar tais apreciações à luz da questão a que elegemos como norteadora dessa pesquisa: as múltiplas possibilidades interpretativas que a obra suscita. Finalmente, tendo em vista os liames da trajetória artística de seu pintor, buscamos compreender as possíveis razões que levaram Belmiro de Almeida a compor a obra tal como o fez, bem como perceber os aspectos inerentes à composição e que contribuem para uma leitura “direcionada” de Arrufos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPintura de gêneropt_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.subjectInterior domésticopt_BR
dc.subjectBelmiro de Almeidapt_BR
dc.subjectNineteenth centurypt_BR
dc.subjectGenre paintingspt_BR
dc.subjectDomestic scenespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleArrufos ou adultério? Debates sobre uma tela de Belmiro de Almeidapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons