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Tipo: Dissertação
Título: Arrufos ou adultério? Debates sobre uma tela de Belmiro de Almeida
Autor(es): Capichoni, Amanda Tostes
Primeiro Orientador: Christo, Maraliz de Castro Vieira
Membro da banca: Costa Júnior, Martinho Alves da
Membro da banca: Valle, Arthur Gomes
Resumo: O presente trabalho tem como elemento central a pintura intitulada Arrufos, produzida pelo artista mineiro Belmiro de Almeida no ano de 1887. Inscrevendo-se na tradição representativa de cenas de interior doméstico brasileiro nas últimas décadas do XIX, Arrufos constitui-se como expoente de uma ruptura com a tradição acadêmica das pinturas históricas. Nosso objetivo através da presente pesquisa consiste em, primeiramente, resgatar a obra em seu contexto sócio-histórico de produção. Sob tal aspecto, a fortuna crítica atua como chave de leitura para percebermos a recepção da obra e as múltiplas reações que a tela provocou no meio artístico carioca. Além disso, a análise dos discursos empreendidos na época de sua exposição faz-se imprescindível na medida em que revela o modo como atuava a crítica, a relevância de apreciação subjetiva dos críticos e seus lugares de fala. Gonzaga Duque desponta nesse cenário, já que se configurou como pioneiro ao empreender críticas sistemáticas às artes plásticas brasileiras. Desse modo, sua apreciação possui relevância significativa para análise da obra através de seu contexto de produção. A despeito de ser uma obra amplamente abordada pela crítica, Arrufos não contava com trabalho de maior fôlego sobre sua trajetória, fosse através da imprensa da época ou mesmo pelos pesquisadores na contemporaneidade. Sendo assim, buscamos agrupar e problematizar tais apreciações à luz da questão a que elegemos como norteadora dessa pesquisa: as múltiplas possibilidades interpretativas que a obra suscita. Finalmente, tendo em vista os liames da trajetória artística de seu pintor, buscamos compreender as possíveis razões que levaram Belmiro de Almeida a compor a obra tal como o fez, bem como perceber os aspectos inerentes à composição e que contribuem para uma leitura “direcionada” de Arrufos.
Abstract: This research purpose to analyze the painting entitled Arrufos, made by the Brazilian painter Belmiro de Almeida in 1887. Composing a part of domestic scenes in the late XIX, Arrufos was a emblematic break with academics paintings as historical, biblical and battles paintings. Through this research we look for, first, rescue the painting in its historical and social medium. The critical texts help us understand the painting’s reception and the possibilities’ comprehension in the late nineteenth century at Rio de Janeiro. Although to be a famous nineteenth painting, Arrufos needed of bruising research. Therefore, we looked for classify and understand the scientific articles about this painting seeking realize the many possibilities’ comprehension. Finally, seeking understand the painting through the career’s painter Belmiro de Almeida, we trying to realize the reasons that encouraged this painter to produce this work as he did, as well the elements’ Arrufos prompt the viewer to a specific “reading”.
Palavras-chave: Pintura de gênero
Século XIX
Interior doméstico
Belmiro de Almeida
Nineteenth century
Genre paintings
Domestic scenes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18885
Data do documento: 30-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em História (Dissertações)



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