Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18882
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
antoniowilsonnogueirafilgueiras.pdfPDF/A2.72 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7973732333120150pt_BR
dc.contributor.referee1Kistemann Junior, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0321706175094911pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9541926142657542pt_BR
dc.creatorFilgueiras, Antonio Wilson Nogueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-09T14:06:02Z-
dc.date.available2025-06-06-
dc.date.available2025-06-09T14:06:02Z-
dc.date.issued2025-04-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18882-
dc.description.abstractThis research consists of a discussion about the importance of external evaluations in the State Education Network of Minas Gerais, with an emphasis on the annual Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), conducted through the Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), as well as the use of the data generated by these assessments. Such data serve as a strategic support tool for monitoring, discussion, and planning aimed at improving the quality of educational services offered. In this process, a study was proposed in a State Network school located in the municipality of Carangola-MG, which involved 9th-grade elementary school students, Basic Education Teachers (PEB) of the same grade, and Basic Education Specialists (EEB) from the institution, in an effort to understand – through semi-structured interviews – how these aforementioned stakeholders perceive external evaluations, their importance within the school context, and their strategic role in seeking improvements in student learning. The aim was to understand the results achieved by the 9th-grade students of this school and to assess how much of the curriculum these students had assimilated throughout the school year. Thus, through analysis of the results, linked to the curriculum, the study sought to understand how prepared these students are for entering high school. It is expected that knowledge of the results by the pedagogical team will help inform decisions on how such data can become actionable information to support curricular planning for the first year of high school. Furthermore, curricular implementation actions were proposed to strengthen activities focused on improving the quality of education offered, through the development of an Educational Action Plan (PAE) for students entering the first year of high school each academic year.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda a relevância das avaliações externas na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, com ênfase nas avaliações anuais do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), realizadas por meio do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), bem como na utilização dos dados gerados por esses processos avaliativos. Os dados obtidos constituem uma ferramenta estratégica que apoia o monitoramento, a discussão e o planejamento visando à melhoria dos serviços educacionais oferecidos. Neste contexto, foi proposta uma pesquisa em uma escola da rede estadual, localizada no município de Carangola-MG, envolvendo estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, Professores de Educação Básica (PEB) desse ano escolar e Especialistas em Educação Básica (EEB) da instituição. O objetivo foi compreender, por meio de entrevistas semiestruturadas, como esses diferentes atores percebem as avaliações externas, sua importância no ambiente escolar e seu papel estratégico na busca por melhorias na aprendizagem dos alunos. Objetivou-se também analisar os resultados alcançados pelos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da referida escola, bem como avaliar a apropriação do currículo por parte desses estudantes ao longo do ano letivo. A partir da análise dos resultados em relação ao currículo, buscou-se entender a preparação desses estudantes para o ingresso no Ensino Médio. Espera-se que o conhecimento dos resultados obtidos pela equipe pedagógica contribua para a definição de decisões sobre como esses dados podem servir como informações que auxiliem o planejamento curricular para a primeira série do Ensino Médio. Ademais, foram propostas ações de execução curricular que reforcem atividades voltadas à melhoria da qualidade do ensino por meio de um Plano de Ação Educacional (PAE) destinado aos estudantes que, a cada ano letivo, ingressam na primeira série do Ensino Médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectResultadospt_BR
dc.subjectUso dos dadospt_BR
dc.subjectSimavept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectExternal evaluationpt_BR
dc.subjectResultspt_BR
dc.subjectData usept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleApropriação de resultados do Simave como subsídio para estratégias de melhorias da aprendizagem em matemática no 9º ano: considerações em uma escola de Carangola-MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons