https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18881
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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fabiolacarlapretticoelho.pdf | PDF/A | 8.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | A gestão escolar na era digital: estratégias para o enfrentamento do cyberbullying e para a potencialização das redes sociais e das ferramentas digitais como aliadas educacionais |
Autor(es): | Coelho, Fabíola Carla Pretti |
Orientador: | Alcântara, Edna Rezende Silveira de |
Miembros Examinadores: | Burgos, Marcelo Tadeu Baumann |
Miembros Examinadores: | Castro, Rosana Andréa Costa de |
Resumo: | A presente dissertação tem como caso de gestão o enfrentamento, pela gestão, dos casos de violência, agressão, bullying e cyberbullying entre os estudantes da Escola Estadual Professor Quesnel, ligada a Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora (MG). A pergunta de pesquisa é: “Como a gestão escolar da Escola Estadual Professor Quesnel contribuir para enfrentar o cyberbullying e favorecer a utilização das redes sociais e das ferramentas digitais como parceiras educacionais” e os objetivos específicos são: descrever o atual contexto de utilização das redes sociais pelos alunos da EE Prof. Quesnel, com ênfase na problemática do cyberbullying; analisar a atuação da gestão em relação ao uso das redes sociais e às práticas de cyberbullying na escola; e pensar e propor estratégias que contribuam para o enfrentamento dessas práticas no ambiente escolar. A pesquisa realiza um breve histórico sobre os fenômenos do bullying e do cyberbullying no contexto brasileiro e mundial, conduz uma análise documental com levantamento de dados nos registros escolares sobre a ocorrência de violência digital entre os alunos da escola pesquisada e desenvolve uma pesquisa bibliográfica. O estudo busca compreender como a tecnologia se incorporou ao cotidiano e ao ambiente escolar, explorando os principais conceitos associados e o funcionamento das redes sociais. Como referencial teórico, baseou-se em Olweus (1993), Debarbieux e Blaya (2002), Debarbieux (2007), Felizardo (2021), Ribeiro (2013), Martino (2014), Fava (2018), Morin (2003), Calhau (2010), Fante (2005), Burgos (2013), Gatti (2000), Candau (1997), Bruno, Teixeira e Calderano (2010), Feldmann (2009), dentre outros. A pesquisa tem enfoque qualitativo e utiliza, também para a produção dos dados, questionários mistos aplicados aos professores atuantes no Ensino Fundamental, anos finais e entrevistas semiestruturadas com as duas Especialistas em Educação Básica, que atendem os anos finais do Ensino Fundamental e com a Gestora Escolar. Os resultados foram analisados à luz dos teóricos citados e apontaram os elementosbase para a elaboração do Plano de Ação Educacional, visando a melhoria das práticas educacionais e da gestão escolar, no contexto de uma escola cujos alunos se inserem cada vez mais no mundo digital. |
Resumen : | The present dissertation has as its management case the management's confrontation of cases of violence, aggression, bullying and cyberbullying among students at the Professor Quesnel State School, linked to the Regional Education Superintendency of Juiz de Fora (MG). The research question is: “How can the school management of Escola Estadual Professor Quesnel contribute to confronting cyberbullying and favor the use of social networks and digital tools as educational partners” and the specific objectives are: to describe the current context of use of networks social activities by EE Prof. students. Quesnel, with an emphasis on the issue of cyberbullying; analyze management performance in relation to the use of social networks and cyberbullying practices at school; and think about and propose strategies that contribute to confronting these practices in the school environment. The research provides a brief history of the phenomena of bullying and cyberbullying in the Brazilian and global context, conducts a documentary analysis with data collection from school records on the occurrence of digital violence among students at the researched school and develops bibliographical research. The study seeks to understand how technology has been incorporated into everyday life and the school environment, exploring the main associated concepts and the functioning of social networks. As a theoretical reference, it was based on Olweus (1993), Debarbieux and Blaya (2002), Debarbieux (2007), Felizardo (2021), Ribeiro (2013), Martino (2014), Fava (2018), Morin (2003), Calhau (2010), Fante (2005), Burgos (2013), Gatti (2000), Candau (1997), Bruno, Teixeira and Calderano (2010), Feldmann (2009), among others. The research has a qualitative focus and also uses mixed questionnaires applied to teachers working in Elementary School, final years and semi-structured interviews with the two Basic Education Specialists, who teach the final years of Elementary School and with the School Manager. The results were analyzed in light of the aforementioned theorists and indicated the basic elements for the elaboration of the Educational Action Plan, aiming at improving educational practices and school management, in the context of a school whose students are increasingly inserted in the digital world. |
Palabras clave : | Bullying Cyberbullying Clima escolar Educação digital Gestão de conflitos Gestão escolar School climate Digital education Conflict management School management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18881 |
Fecha de publicación : | 4-abr-2025 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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